Connect with us

Bitcoin

O que o torna o Bitcoin e as Criptomoedas diferentes dos meios tradicionais?

  • Controlo sobre o seu dinheiro

No método atual as pessoas não têm controlo sobre o seu dinheiro, confiam nas entidades bancarias e investidores para gerir o seu dinheiro. A dado momento, como aconteceu em 2008 a confiança poderá perder-se rapidamente quando nos é negado o acesso ao dinheiro que é nosso. Por erros e má conduta dessas mesmas entidades.

Bitcoin com a sua tecnologia Blockchain que veio mudar tudo, devolve às pessoas o controlo total sobre o seu dinheiro, sem a necessidade de confiar em terceiros (banco, governo, etc). Apenas necessita de gerir a sua carteira com segurança para não perder a sua chave privada. Bitcoin veio mudar como as pessoas pensam sobre o dinheiro de forma positiva e provocadora se assim o quiser entender. Bitcoin com a sua transparência e descentralização, permite-lhe controlar o que é seu por direito.

  • Descentralizado

Ao utilizar o Bitcoin estará a efetuar uma transacção peer-to-peer (pessoa para pessoa) não existindo nenhuma empresa ou governo intermediário a observar, controlar ou validar a transacção esteja onde estiver no Mundo, o que não acontece em nenhuma transacção tradicional.

Esta é uma característica muito importante no Bitcoin, e que permite a muitas pessoas poderem utilizar o Bitcoin como forma de se proteger de intermediários maliciosos. Graças a esta tecnologia, as pessoas ganham liberdade financeira, e em países como na Venezuela e outros, onde existe opressão dos governos perante as pessoas, elas tem uma opção viável e justa.

  • Rápido e disponível 24h/7

Devido às características da moeda Bitcoin, é possível ter uma rede de pagamentos com uma disponibilidade para transmitir e validar novas transações. Mesmo na ocorrência de um bloqueio por parte de um país hás pessoas/utilizadores tal acção não afetará a rede Bitcoin, porque todos as outras pessoas / utilizadores espalhados pelo Mundo serão capazes de continuar com o bom funcionamento da rede.

Daí o argumento de que nenhuma nação poderá bloquear efetivamente o funcionamento da rede Bitcoin, a não ser que sejam capazes de fechar todos os nós existentes.

A descentralização da rede permite também ao utilizador enviar uma transação para qualquer parte do Mundo a um custo bastante baixo e em tempo útil, ao contrário das transferências internacionais entre bancos onde o tempo de processamento é muito superior, tem horários para os efetuar e custo muito elevados.

  • Para o Bitcoin não importa quem és

O Bitcoin é descentralizado de tal forma que não interessa quem o utiliza, ou seja, o utilizador não se identifica perante a rede. É utilizado uma chave publica que é a sua identidade.

Uma importante característica que para muitas pessoas significa a possibilidade de poder participar na economia global, o que para muitos poderá ser algo do quotidiano, como fazer uma compra no site da Amazon, ou futuramente fazer todas as suas comprar com esta moeda.

  • Seguro

O Bitcoin tem provas dadas de ser um sistema bastante seguro. O segredo para tal sucesso é não existir uma entidade central que possa ser atacada para derrubar o sistema, ao contrário de grande parte dos sistemas bancários.

Em vez disso, todas as transações são replicadas e validadas por todos os utilizadores na rede. Isto é, a execução de um ataque na rede além de não ser facilitada por este processo, seria muito dispendioso e demoroso para o atacante.

Bitcoin – Vantagens e Desvantagens

Vantagens

  1. É rápido. Uma transação para qualquer parte do mundo com bitcoins pode demorar entre segundos e dez minutos, consoante o pagamento ou não da taxa simbólica. Uma transferência internacional normal pode demorar até cinco dias;
  2. É barato. Cada transação custa 0,005% bitcoins em media;
  3. Não existe desvalorização da moeda por “imprimir” mais bitcoins. É a relação entre oferta e a procura que gera a imprevisibilidade da cotação, ou seja, não está sujeita às regras e variações da economia padrão;
  4. Todas as transações são confirmadas de forma distribuída por computadores, demorando esse processo, em média, uma hora. Uma bitcoin não pode ser reproduzida nem transferida.
  5. É limitado. Ao contrario do dinheiro fiduciário (Euro, Dólar, etc.) não pode ser criado a partir do nada e tem um limite de circulação.

Desvantagens

a) Incorre em maiores riscos de segurança. As bitcoins não são reguladas, necessitando de uma maior preocupação com a segurança. O próprio Banco de Portugal emitiu um comunicado alertando para o facto de a bitcoin não ser de aceitação obrigatória e de não existir um fundo para proteção dos depositantes/ investidores;

b) Risco de pirataria informática. Existe o risco de falência e de assalto à carteira digital por ações de piratas informáticos;

c) As variações do valor da moeda são constantes e muitas vezes bruscas;

d) Possibilidade de utilização em atividades criminosas. É sabido que bitcoin pode ser utilizada em transações de drogas ou para jogos de sorte/ azar. Podem também ser utilizada, indevidamente, noutras atividades criminosas, como no branqueamento de capitais.

Bitcoin pode ser interessante para quem procura formas fáceis e céleres de realizar pagamentos, mas é importante que os utilizadores tenham bem presente os riscos associados a este tipo de investimento. Para não cometerem esses erros que normalmente acontecem. Mas Bitcoin veio para ficar!

Translate »