Bitcoin
É o dinheiro digital do futuro!
Se não acredita ou não entende, não tenho tempo para o tentar convenver, desculpe!
Satoshi Nakamoto
O que torna o Bitcoin e as Criptomoedas diferentes dos meios tradicionais e, porquê?
Controlo sobre o seu dinheiro
No método atual as pessoas não têm controlo sobre o seu dinheiro, confiam nas entidades bancarias e investidores para gerir o seu dinheiro. A dado momento, como aconteceu em 2008 a confiança poderá perder-se rapidamente quando nos é negado o acesso ao dinheiro que é nosso. Por erros e má conduta dessas mesmas entidades.
Bitcoin com a sua tecnologia Blockchain que veio mudar tudo, devolve às pessoas o controlo total sobre o seu dinheiro, sem a necessidade de confiar em terceiros (banco, governo, etc). Apenas necessita de gerir a sua carteira com segurança para não perder a sua chave privada. Bitcoin veio mudar como as pessoas pensam sobre o dinheiro de forma positiva e provocadora se assim o quiser entender. Bitcoin com a sua transparência e descentralização, permite-lhe controlar o que é seu por direito.
Descentralizado
Ao utilizar o Bitcoin estará a efetuar uma transacção peer-to-peer (pessoa para pessoa) não existindo nenhuma empresa ou governo intermediário a observar, controlar ou validar a transacção esteja onde estiver no Mundo, o que não acontece em nenhuma transacção tradicional.
Esta é uma característica muito importante no Bitcoin, e que permite a muitas pessoas poderem utilizar o Bitcoin para se proteger de intermediários maliciosos. Graças a esta tecnologia, as pessoas ganham liberdade financeira, e em países como na Venezuela e outros, onde existe opressão dos governos perante as pessoas, elas têm uma opção viável e justa.
Rápido e disponível 24h/7
Devido às características da moeda, Bitcoin é possível ter uma rede de pagamentos com uma disponibilidade para transmitir e validar novas transações. Mesmo na ocorrência de um bloqueio por parte de um país, hás pessoas/utilizadores tal acção não afetará a rede, Bitcoin porque todos as outras pessoas / utilizadores espalhados pelo Mundo serão capazes de continuar com o bom funcionamento da rede.
Daí o argumento de que nenhuma nação poderá bloquear efetivamente o funcionamento da rede Bitcoin, a não ser que sejam capazes de fechar todos os nós existentes.
A descentralização da rede permite também ao utilizador enviar uma transação para qualquer parte do Mundo a um custo bastante baixo e em tempo útil, ao contrário das transferências internacionais entre bancos onde o tempo de processamento é muito superior, tem horários para os efetuar e custo muito elevados.
Para o Bitcoin não importa quem é
O Bitcoin é descentralizado de tal forma que não interessa quem o utiliza, ou seja, o utilizador não se identifica perante a rede. É utilizado uma chave publica que é a sua identidade.
Uma importante característica que para muitas pessoas significa a possibilidade de poder participar na economia global, o que para muitos poderá ser algo do quotidiano, como fazer uma compra no site da Amazon, ou futuramente efectuar todas as suas comprar com esta moeda.
Seguro
O Bitcoin tem provas dadas de ser um sistema bastante seguro. O segredo para tal sucesso é não existir uma entidade central que possa ser atacada para derrubar o sistema, ao contrário de grande parte dos sistemas bancários.
Em vez disso, todas as transações são replicadas e validadas por todos os utilizadores na rede. Isto é, a execução de um ataque na rede além de não ser facilitada por este processo, seria muito dispendioso e demoroso para o atacante.
Bitcoin – Vantagens e Desvantagens

Vantagens
- É rápido. Uma transação para qualquer parte do mundo com bitcoin pode demorar entre segundos e dez minutos, consoante o pagamento ou não da taxa simbólica. Uma transferência internacional normal pode demorar até cinco dias;
- É barato. Cada transação custa 0,005% bitcoins em média;
- Não existe desvalorização da moeda por “imprimir” mais bitcoins. É a relação entre oferta e a procura que gera a imprevisibilidade da cotação, ou seja, não está sujeita às regras e variações da economia padrão;
- Todas as transações são confirmadas de forma distribuída por computadores, demorando esse processo, em média, uma hora. Uma, bitcoin não pode ser reproduzida nem transferida.
- É limitado. Ao contrário do dinheiro fiduciário (Euro, Dólar, etc.) não pode ser criado a partir do nada e tem um limite de circulação.
Desvantagens
a) Incorre em maiores riscos de segurança. A, bitcoin não é regulada (ainda), necessitando de uma maior preocupação com a segurança. O próprio Banco de Portugal emitiu um comunicado alertando para o facto de o Bitcoin não ser de aceitação obrigatória e de não existir um fundo para proteção dos depositantes/ investidores;
b) Risco de pirataria informática. Existe o perigo de roubo e de pirataria à carteira digital por ações de piratas informáticos;
c) As variações do valor da moeda são constantes e muitas vezes bruscas;
d) Possibilidade de utilização em atividades criminosas. Bitcoin pode ser utilizada em transações de drogas ou para jogos de sorte / azar. Podem também ser utilizada, indevidamente, noutras atividades criminosas, como no branqueamento de capitais.
Bitcoin pode ser interessante para quem procura formas fáceis e céleres de realizar pagamentos, mas é importante que os utilizadores tenham bem presente os riscos associados a esta escolha de investimento. Para não cometer esses erros que normalmente acontecem. Bitcoin veio para ficar!
Aviso Legal:
Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.
Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.
As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.
CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.
