Connect with us

CRIPTOMOEDAS

Aviso a todos os NOVOS investidores de criptomoedas

Photo by Fleur on Unsplash

O mercado das criptomoedas está cheio de informação e desinformação, vamos tentar dar as melhores dicas de investimento para Bitcoin e criptomoedas.

Vamos falar sobre o Market Cap (capitalização de mercado) das criptomoedas e, porque não representam realmente o dinheiro investido.

Vamos ajudar a tomar melhor decisões na altura de investir numa criptomoeda e como avaliar a mesma para perceber o seu real valor.

Mas para começar, o conselho número um vem dos investidores experientes, é bastante óbvio, mas os novos investidores precisam saber para não cometerem esse erro. Não deve comprar uma moeda só porque um influenciador de criptomoedas citou no seu canal de YouTube, é simplesmente errado.

Pode aprender muito sobre vários projetos nesses canais de YouTube a qual é subscritor, mas esses criadores de conteúdos não são consultores financeiros certificados, são apenas pessoas apaixonadas por Bitcoin e criptomoedas, que começaram um canal no YouTube porque adoram falar sobre esses projetos, querem que o mercado cresça, ganhar dinheiro pelo meio, mas, ao mesmo tempo, praticamente nenhum conhece o funcionamento interno dessas empresas e dos problemas que atravessam para as mesmas terem sucesso.

Estes criadores de conteúdos apenas tem as informações disponíveis que são publicas, as quais pesquisaram, onde o leitor também pode ter acesso.

Nunca confunda uma conversa sobre um projeto como um sinal para investir o seu dinheiro só porque estão a enfatizar muito bem!

Este mercado está potencialmente prestes a enlouquecer nos próximos meses.

Portanto, salientar novamente, o conselho número um para novos investidores, não invista num projeto só porque viu um influenciador a dar a sua opinião no seu canal, numa notícia ou encontrou num relatório sobre criptomoedas.

Nunca sabe se esse canal ou site está a ser pago para falar bem sobre esse projeto. Uma pequena analogia, quando assiste a um programa de notícias sobre desporto, esses apresentadores estão a dar a sua opinião, ao ouvir o que dizem vai logo querer colocar o seu dinheiro numa aposta baseada em algo que escutou nesses programas?

Faça a sua pesquisa, e invista no que acredita, nunca é demais frisar!

Capitalização de mercado

Market cap ou capitalização de mercado é um cálculo que emergiu das finanças tradicionais, mas que também se infiltrou no mundo das criptomoedas. É utilizado em todos os lugares como uma justificativa para decisões de investimento e uma métrica para medir o tamanho e o valor de uma criptomoeda.

A capitalização de mercado não representa realmente o dinheiro investido num projeto, uma capitalização de mercado pode aumentar ou diminui em 100 milhões de dólares, isso não vai significar que 100 milhões de dólares entraram ou saíram desse ativo.

Uma métrica útil, pois fornece uma imagem mais clara de como o mercado valoriza essa moeda, é calcula a capitalização de mercado.

Então como calculamos a Capitalização do mercado?

A capitalização de mercado é calculada multiplicando-se a oferta que está em circulação de uma criptomoeda ou token pelo seu último preço de transação. É uma métrica amplamente usada para medir o tamanho e o valor de uma criptomoeda.

CM (capitalização de mercado) = preço de uma moeda X o número moedas a circular no mercado

O exemplo mais simples é olhar para a Bitcoin.

No dia em que este texto foi escrito, a bitcoin valia US $10.339 e o número de moedas em circulação era de 18.485 que corresponde a quantidade de moedas já mineradas e que podem estar disponíveis para negociação.

MC = 10,399 X 18.485 = 191.136,445,684 mil milhões de dólares

Outro exemplo, a moeda Chainlink.

Hoje tem a circular de 385 milhões de moedas, mas existe um total de mil milhões de moedas. Faltando ainda 614 milhões que ainda não estão no mercado que são mantidas de forma privada para calcular a capitalização de mercado.

Pegue no preço por moeda ($12,72) vezes o número que está a circular no mercado (385) e obtém uma capitalização de mercado de 4,9 mil milhões para a moeda chainlink.

Isso não significa que cada dólar dessa quantia está, na verdade, na chainlink. Um exemplo para simplificar;

Digamos que cria uma moeda/token com uma oferta máxima de 10 milhões de moedas, desenvolve a na plataforma mais utilizada (Ethereum) para criar moedas/toknes com um contrato simples erc20, envio para um Exchange, depois convence um amigo a comprar apenas “uma” desses 10 milhões de moedas, por um dólar!

Parabéns, agora a sua criptomoeda tem uma capitalização de mercado no valor de 10 milhões de dólares!!

Esta simples demonstração, não quer dizer que 10 milhões de dólares foram investidos na sua moeda, e esse dinheiro está na empresa. A capitalização de mercado é sobre preço, não valor! Não reflete o valor da empresa ou criptomoeda que quer investir. Esta é uma distinção fundamental que muitas vezes é esquecida pelos investidores.

Se levar este exemplo ainda mais longe. Digamos que o seu amigo vende a sua moeda por US $ 2 a outra pessoa. A capitalização de mercado iria de 10 milhões para 20 milhões, embora apenas $ 2 tenham mudado de mãos. Portanto, se vir uma moeda com valor de mercado de $ 10 mil milhões, ela pode ter apenas $ 10 ou $ 20 milhões investidos nela.

Observação final sobre capitalização de mercado

Ativos de criptomoedas com baixa flutuação e alta oferta de capitalização podem enganar o sistema e fazer com que pareçam valiosos. A capitalização de mercado e as alterações na capitalização de mercado são insignificantes e enganosas.

Além disso, mesmo que a capitalização de mercado de uma moeda igualasse o seu valor, compará-los ainda seria inútil porque cada moeda é diferente e deve ser medida de forma diferente. Uma ajuda muitas vezes utilizado é olhar para Volume das últimas 24 horas, permite saber se a moeda em questão tem bastantes transações. Mas tenha atenção, mesmo assim esse volume pode ser manipulado!

O preço é o que paga por uma moeda, não tem nada a ver com o valor que realmente recebe. É uma indicação de quanto as pessoas estão a pagar por algo, e isso geralmente é impulsionado por um sentimento irracional, que tem pouca conexão com o valor real de um ativo. Assumir que tudo o que o mercado está disposto a cobrar por um ativo é igual ao que vale é um grande erro.

Quando calcula desta maneira, o que está a fazer é multiplicar o preço que o último comprador pagou pela circulação de moedas, o que lhe dá um número irrelevante sem significado. O preço da última transação deixa de existir assim que é concluída, todas as transações anteriores têm um preço diferente e aquelas feitas logo após terão preços diferentes também.

Os influenciadores costumam dizer coisas como: “A moeda X tem uma capitalização de mercado de $ 1 milhão, enquanto o Bitcoin tem uma capitalização de US $ 57 bilhões, então a moeda X está desvalorizado e é uma grande oportunidade de investimento”.

Não se deixe enganar por estas informações que não vão ao encontro da verdade.

Uma boa maneira de analisar uma moeda pode partir da comparação da quantidade de moedas que existe em circulação vs a oferta máxima dessa moeda.

Por exemplo, utilizando novamente a moeda chainlink em comparação à moeda Litecoin. Só de olhar para a métrica específica da Litecoin, ela está numa posição muito melhor para um investidor quando olha para a circulação de moedas e oferta total comparando com a Chainlink.

Como já foi mencionado, 385 milhões de moedas da chainlink estão em circulação, mas existe um total de mil milhões de moedas, faltando entrar no mercado 614 milhões. Sabendo que mais de 60 por cento está a ser mantida de forma privada pela equipa da chainlink.

Acaba por ser uma espécie de diluição silenciosa da moeda que consequentemente vai inflacionar devido à libertação da mesma ao longo do tempo para o mercado. Agora isso não torna uma moeda ruim ou boa, é apenas outra métrica a considerar para um investidor.

Agora, litecoin tem uma oferta máxima de 84 milhões de moedas e 65 milhões dessas litecoins já estão a circular no mercado, as restantes em falta precisam de ser mineradas para trazê-las à existência. Como vimos, esta moeda é um pouco distinta na implementação dos fundamentos e métricas. É diferente tornando-a mais apelativa que a chainlink devido à escassez.

Conclusão

Se é um novo investidor deve fazer as suas pesquisas quando vai investir num novo projecto. Não cometa o erro comum de investir só porque alguém lhe disse que essa moeda vá disparar e vai ter ganhos incríveis.

Deve analisar todos os factores, se não quer perder o seu dinheiro, invista só no que acredita e pesquisou.

Pequena ajuda na pesquisa

Veja o site do projecto, leio o White Paper (plano de negócios), analise a equipa, vá às redes sociais e veja o que diz a comunidade, analise a capitalização de mercado e volume diário, quantas moedas foram lançadas e como foram, que percentagem está retida pela equipa ou investidores, as parcerias que estão a ser criadas, que utilidade tem a moeda, qual o problema vem solucionar e se alguma vez vai utilizar essa moeda no futuro.

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

COINBASE

LUNO

PRESEARCH

Newsletter

Market Cap

CATEGORIA

Translante

Tendências

Translate »