Connect with us

BITCOIN

Bitcoin, porque é boa esta correção, e não deve temer?

maxim-hopman-unsplash

Bitcoin tem vindo a sofrer uma correção desde que atingiu a sua maior valorização de sempre, cerca de US $61.000 mil dólares.

Não poderia estar mais animado.

Deixe-me explicar…

Os investidores de longa data sabem que a volatilidade e a paciência é o preço que pagam por obter retornos massivos, que no último ano tiveram a possibilidade de obter ganhos só com o Bitcoin de cerca de 674.30% segundo a CoinGecko.

Fonte: CoinGecko

Então, hoje vou explicar porque um recuo na valorização da moeda é realmente uma ótima notícia. E como isso vai ajudar a tirar proveitos do mercado este ano.

Porque uma correção mais profunda seria ótimo?

No dia 14 de março, o Bitcoin atingiu um recorde histórico acima de $61.300. Desde então, ele caiu para $54.500 e voltou a subir… Enquanto escrevo este artigo, está a ser negociado em torno de $51.200 – uma queda de cerca de 10% em relação ao seu máximo histórico.

O que é interessante é que, durante esse curto período de tempo, tive amigos – amigos pessoais que me conhecem há muito tempo – a ligarem-me e a dizer: “O mercado está a cair de novo? Devemos nos preocupar? ”

Disse que não. Isto é o mercado das criptomoedas. Não é o mesmo que investir em ações no Dow Jones. Volatilidade é o nome do jogo para o mercado das criptomoedas.

Como este mercado ainda é pequeno, só tem 11 anos, e com um valor de mercado muito baixo comparado com mercados como o ouro que tem praticamente 10 vezes mais, a volatilidade é normal.

A chave é fazer a volatilidade funcionar para nós. ” não se esqueçam que a Bitcoin no ano passado teve uma valorização em mais de 400% em média, 200% em todos os anos desde a sua existência. Onde encontram valorizações destes?

Não devem ter medo de quebras de 10%, 20% ou 30%

Lembrem-se de que os mercados valorizam sobre notícias e emoções. Se todos estão super empolgados com um ativo, geralmente não é um bom momento para entrar nele. Então, existe uma oportunidade quando o medo volta ao mercado.

De um ponto de vista puramente egoísta, adoraria ver o Bitcoin cair para $ 40.000 mil dólares novamente e o mercado das criptomoedas também.

Vai acontecer? Não sei… Mas se isso acontecer, vou recebe-lo com alegria em vez de medo.

Agora, sei que muitas pessoas provavelmente estão a pensar: “Oh, por que gostarias de ver o mercado a afundar assim?”

Aqui está o porquê…

Precisamos destas quebras no mercado! São saudáveis para corrigir o mercado. Estes períodos dão ao Bitcoin tempo para respirar antes de descolar novamente…

Fonte: Nathaniel Whittemore/ Twitter

2021 pode ser maior ano para o mercado das criptomoedas que veremos nos últimos tempos!

Ainda estamos no início do que acredito que será um mercado gigantesco no futuro.

Vamos ver o porque…

Se leu alguns dos meus artigos anteriores e segue o que publico por algum tempo, sabe que tenho falado na ganância de Wall Street e a crise mundial e o que os levou a virar para os ativos das criptomoedas.

Pode ler ainda o que a Nasdaq, Citibank, Deloit, Fidelity e outras grandes empresas têm escrito sobre o bitcoin e mercado das criptomoedas.

Vimos recentemente empresas cotadas em bolsa como Tesla, MicroStrategy e Meitu como uma amostra de muitas mais que investiram milhões, o banco Morgan Stanley vai permitir aos seus clientes mais ricos investir, o estado de Miami investe em bitcoin, empresas da suíça e Noruega, também investem…

As instituições financeiras têm biliões em capital à sua disposição… e será necessária apenas uma pequena fração desse capital para fazer os preços das criptomoedas dispararem ainda mais (e esta lista do link já está desatualizada).

Mas aqui está uma coisa importante…

As instituições só podem entrar neste mercado se os ativos (Bitcoin, Ethereum, etc.) estiverem a ser geridas por empresas de custódia.

Estamos à beira de uma ampla adoção de criptomoedas. E para quem ainda não entrou ou para quem já está no mercado, deve acreditar que estas correcções são normais e não vender, antes pelo contrário, aproveitar estas correções para alocar mais ao seu portefólio.

Vamos pegar no Bitcoin como exemplo…

No final do ano passado, a procura de bitcoin era tão grande que os clientes da PayPal e da Square, estavam a comprar quase todos os novos bitcoins extraídos da mineração, estamos a falar só de duas empresas!

Quero dizer com isto, que em médio hoje são minerados 900 bitcoins por dia, e só os clientes destas duas empresas compram praticamente toda a produção diária.

E a PayPal só permitia a clientes nos Estados Unidos, agora imaginem quando estiver disponível para todo o mundo.

E no mês passado, vimos o lançamento de novos fundos (3 até agora) negociados em bitcoin (ETF) no Canadá… Um deles atingiu um recorde de mais de $560 milhões em ativos sob gestão em cerca de um dia. Um analista disse ser equivalente a cerca de US $5 mil milhões (Bilhões – BR) de dólares em volume na bolsa dos EUA.

Isto é uma loucura…

Quando o primeiro ETF do ouro foi lançado em 2004, demorou quase três dias para chegar a US $1 mil milhões (Bilhões – BR) de dólares.

É apenas uma questão de tempo, antes de vermos um bitcoin ETF nos Estados Unidos… E quando isso acontecer, vamos ver uma abundância de dinheiro a entrar no bitcoin e depois nas restantes criptomoedas.

De acordo com o U.S. Census Bureau, quase 32% dos americanos têm planos de aposentação como um 401 (k) (são como os nossos PPRs). Isso é só uns “míseros” $5,3 biliões (triliões – BR) de dólares de capital. Vamos ser conservadores e dizer que 1% disso pode migrar para um bitcoin ETF. São só $53 mil milhões (Bilhões – BR) de dólares.

Além disso, a Visa anunciou recentemente que emitirá cartões de recompensa em bitcoin. Então, como é claro, outras empresas seguirão.

Os maiores emissores de cartões, Mastercard, Visa e American Express geraram quase US $7 triliões de dólares em compras só no ano passado. Estão a começar a ver o potencial que existe?

A BlackRock o maior gestor de ativos do mundo ‘começou a envolver-se’ em Bitcoin, este ano seguramente ainda vai ouvir mais notícias sobre os investimentos desta empresa.

Bitcoin vai ter uma grande procura… Mas de onde virá a oferta?

A Glassnode apresenta um gráfico onde mostra que os exchanges estão a ficar sem bitcoin.

Fonte: GlassNodeAlerts

O site da bitcoin Treasuries mostra quais as instituições estão a investir e ao contrário de algumas plataformas que utilizam derivados como, futuros, swaps, opções, alavancagem ou outra categoria de atividade que fazem mover o mercado, devido a grandes liquidações, como o que vai acontecer esta sexta-feira, estas empresas compram e guardam bitcoin por muito tempo.

Bem, e ainda existe uma enorme quantidade de “HODLers” como eu que também não tenciono vender. Estamos à espera de preços muito mais altos. (HODL é um erro ortográfico que passou a significar “guarde os seus bitcoins”, portanto, um HODL é um detentor de Bitcoin a longo prazo.)

Isto significa que quem quiser comprar bitcoin terá que entrar no mercado aberto… e pagar o que o mercado pedir.

Entendem como isso é otimista?

E não há como criar mais bitcoins além da sua programação predefinida de emissão atual, que hoje anda nas 6,25 BTC por cada 10 minutos.

Fonte: bitcoin.it/wiki

Não é como ouro. Se de repente a procura por ouro explodisse… os garimpeiros poderiam aumentar a produção, o que acabaria por derrubar os preços.

Não é possível fazer isso com bitcoin. O fornecimento é estritamente controlado por seu algoritmo como já referenciado.

Isto é o que muitas pessoas não entendem. Os preços do Bitcoin ficarão ridiculamente mais altos. E à medida que sobem, todo o mercado das criptomoedas sobe com ele.

Volatilidade é o preço que pagamos para ganhar mais a frente.

Mas isso vai acontecer em linha reta?

Não, claro que não. Já vimos isso anteriormente, por exemplo, no ano passado.

No “Crash” do famoso “Crypto Winter” de 2018, quando o bitcoin desmoronou até 84%… e apenas só voltou a atingir o máximo histórico de 2017 que foi perto de 20 mil dólares, no final de 2020, e depois escalar para atingir novos máximos este ano. Portanto, é ingénuo pensar que o bitcoin (ou qualquer outro ativo) vai subir em linha reta.

A volatilidade é o preço que deve estar disposto a pagar em troca de ganhos mais elevados. Não irá ver esses enormes ciclos de aumento sem alguns enormes ciclos de declínio também.

Mas existem tantas pessoas que não estão dispostas a pagar esse preço. Compraram bitcoin por $58.000 … viram quando caiu para $42.500… e o venderam.

Muitas destas pessoas não percebem nada de investimentos e muitas vezes investem o que não estão dispostas a perder, acabando por não aguentar com esta volatilidade.

Não estudam, seguem conselhos de YouTubers que estão sempre a dizer que moeda “A” ou a moeda “B” vai para a lua, e vão-lhes dar retornos astronómicos, sem estudarem os fundamentos, quem está a desenvolver, qual a utilidade da moeda, e muitos mais. Esses youtubers só querem “views” 90% deles nem sabe do que fala…

Vai continuar a acontecer de novo e de novo. É a natureza infeliz da maioria dos humanos. Eles simplesmente não estão programados para investir e ganhar muito dinheiro com um ativo volátil, principalmente porque esperam que outros tomem decisões por eles, procuram ganhos rápidos sem nunca perder tempo a educar-se financeiramente.

Se é novo aqui, então esta é a maneira como abordo os investimentos,

Antes de investir estudo sobre a moeda, leio o “white Paper” (Livro branco) pesquiso se já tem um produto e se já está a funcionar, qual a sua utilidade, procuro pela equipa, se tem experiência na área que estão a desenvolver, qual é o tempo que preveem que demora o projecto até estar 100% funcional, e muito mais…

Pensa que quem investe na bolsa de valores não vai estudar sobre a empresa que vai investir?

A seguir, quando me sinto confortável sobre o projecto, utilizo pequenas posições, uniformes e consecutivas para que possa lidar com grandes perdas na volatilidade. Foi assim que atravessei o passado “inverno” das criptomoedas. E é assim que vou superar os retrocessos futuros.

Comunidade, o meu trabalho não é apenas encontrar ótimas ideias para mim… É garantir que passo um pouco do meu conhecimento e todos podermos sobreviver aos tempos difíceis (mas como disse antes, para mim são oportunidades e espero que para vocês também) ajudar a superar… dar-lhes coragem nas suas convicções… e chegarmos todos juntos a um fim, que é a nossa liberdade financeira.

Portanto, não desista, deixe o tempo fazer o trabalho pesado.

Este artigo é uma opinião pessoal.

Ajudar o canal 👍:

Bitcoin QR Code Generator
bc1q3frfreysnz9wgzdp8xddfy0sk37wcsegw5k4j8
Ethereum QR Code Generator
0x25f676c79e5B07459fAeBa6252208330c95cDeEE

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não são conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CELSIUS

COINBASE

LUNO

PRESEARCH

Newsletter

Market Cap

CATEGORIA

Translante

Tendências

Translate »