Connect with us

BLOCKCHAIN

Diferença entre Token e Moeda

Diferença entre Token e Moeda?

Tokens são ativos digitais que podem ser usados ​​dentro do ecossistema de um determinado projeto para funcionar. Os tokens utilizam a Blockchain de outra plataforma, como exemplo a rede Ethereum.

Um token funciona através de uma blockchain existente. Podemos recorrer ao exemplo de efectuar uma compra numa loja para encarar este conceito.

Quando vai a uma loja comprar uma prenda para alguém, mas não sabe o que escolher. Então, decide comprar um vale que representa um valor a ser gasto na loja. Está guardar um vale que representa valor, mas não detém o artigo, só após trocar esse vale pelo artigo.

Esse vale não é dinheiro, só representa o dinheiro! Token é como um vale, não é a moeda é uma representação de algo.

Quando uma empresa quer lançar um projecto dentro deste mercado das criptomoedas, só pode criar de duas maneiras, ou cria a sua blockchain e com a própria moeda ou desenvolve um projecto dentro de outro projecto que já tem a sua blockchain.

Dica rápida: devo-lhe dizer isso antes de continuar a ler – se ainda não está familiarizado com a tecnologia blockchain, veja a nossa Explica sobre Blockchain antes de continuar. É importante que entenda o blockchain antes de tentar entender a diferença entre uma moeda e um token!

Criar tokens é muito mais fácil do que implementar uma moeda, pois utiliza uma plataforma disponível e que já foi criada (como exemplo a Ethereum), o que significa que não precisa modificar os códigos de um determinado protocolo ou gerar um novo “Blockchain” [Cadeia de Blocos] do zero.

Tudo o que precisa fazer é seguir um modelo padrão no bloco – como no Ethereum, que é escolhido devido à sua tecnologia de blocos única e incrível – que permite criar os seus próprios tokens.

Essa funcionalidade de criar os seus próprios tokens é possível através do uso de “Smart Contract“, que são códigos de computador registados numa “Blockchain”, para que não possam ser apagados ou editados.

Existem muitos tokens desenvolvidos em cima da plataforma Ethereum como a Uniswap, Chainlink, Aave e muitas mais.

Basta ir ao site da DappRadar e clicar numa plataforma que está listada, exemplo “ETH” e quando entra vai ver toda a lista de projectos desenvolvidos dentro da rede Ethereum.

Tokens podem representar qualquer coisa que tenha sido programada num “Smart Contract” [Contrato Inteligente] na “Blockchain” [ Cadeia de Blocos], são basicamente quaisquer ativos que são fungíveis e negociáveis.

Agora vamos ver o que é uma Moeda

Moeda, é uma Criptomoeda que funciona independentemente de qualquer outra, como exemplo a Bitcoin, Litecoin são moedas que tem a sua cadeia de blocos que é a sua Blockchain exclusiva.

Quer dizer que todas as transações efetuadas com a moeda Bitcoin, são registadas na própria Blockchain e não em outra.

Em outras palavras, uma moeda tem a sua própria Blockchain, que não passa de uma grande base de dados, mas com a diferença de ser alinhada numa cadeia de blocos. Não há diferença entre uma moeda e uma criptomoeda; A moeda é apenas uma abreviatura de criptomoeda.

Altcoins simplesmente refere a moedas que são uma alternativa ao Bitcoin. A maioria das altcoins são variantes da Bitcoin, desenvolvidas utilizando a plataforma original de Bitcoin, de “open-sourced” [codigo aberto], com mudanças nos seus códigos subjacentes, criando assim uma nova moeda com um conjunto diferente de recursos.

Resumindo, as moedas são criptomoedas autónomas que não exigem outra plataforma para serem executadas, enquanto os Tokens são criados em plataformas que por norma tem a sua própria moeda (Ethereum, Cosmos, Cardano, EOs, etc.).

Compreender de onde deriva a definição de Criptomoeda. Criptomoedas são moedas digitais ou virtuais que são criptografadas utilizando criptografia. “Cryptography” refere-se ao uso de técnicas de criptografia para proteger e verificar a transferência de transações.

Bitcoin representa a primeira criptomoeda descentralizada, que é alimentada pelos seus utilizadores sem uma autoridade central ou intermediários a controlar e todas as transações são registadas cronologicamente na Blockchain.

Resumindo

A principal diferença entre criptomoedas e tokens reside na forma como são criados: as criptomoedas são construídas na sua própria blockchain, independente, enquanto os tokens não.

Os tokens são construídos numa blockchain já existente. A blockchain é o que sustenta uma criptomoeda. Trata-se da estrutura que verifica todas as transações, que mantém as criptomoedas seguras e que concede valor às mesmas.

Continue Reading
2 Comments

2 Comments

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    CELSIUS

    COINBASE

    LUNO

    PRESEARCH

    Newsletter

    Market Cap

    CATEGORIA

    Translante

    Tendências

    Translate »