Connect with us

BLOCKCHAIN

Facebook cria unidade de pesquisa blockchain

David Marcus, chefe na plataforma Messenger do Facebook, vai liderar um novo grupo focado na tecnologia blockchain.

Marcus vai deixar o Messenger para assumir uma nova equipa dedicada a explorar a tecnologia ‘blockchain’, de acordo com várias fontes familiarizadas com o assunto. A equipa será pequena nesta parte inicial, com menos de uma dúzia de pessoas, mas incluirá alguns executivos-chave do Instagram que estão se vão juntar a Marcus: o vice-presidente de engenharia do Instagram, James Everingham, e o vice-presidente de produtos do Instagram, Kevin Weil.

Marcus comentou:

“Depois de quase quatro anos inacreditavelmente gratificantes a frente do projecto Messenger, decidi que era hora de assumir um novo desafio. Estou a juntar um pequeno grupo para explorar a melhor forma de alavancar o blockchain no Facebook, começando do zero”, escreveu Marcus. Num post na sua página no Facebook na terça-feira.

Embora permaneça desconhecido neste momento o que vai ser desenvolvido, a notícia marca um notável movimento da gigante das redes sociais no mundo da ‘blockchain’.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse no início de janeiro que a empresa pensa em investigar as criptomoedas e “como melhor utilizá-las nos nossos serviços”.

A tecnologia Blockchain serve como base técnica para todas as criptomoedas – como o Bitcoin. A decisão do Facebook de pesquisar sobre a tecnologia ‘blockchain’ certamente adicionará alguma legitimidade (se é que necessita) à indústria das criptomoedas. Isso não significa que o Facebook vai criar a própria criptomoeda, mas há muitas maneiras de utilizar a tecnologia ‘blockchain’, como, por exemplo, armazenamento de dados criptográficos de modo seguro. Marcus tem um interesse pessoal em criptomoedas, quando se juntou a Coinbase em dezembro.

Blockchain é um registo digital em cadeia de blocos que as inserções feitas na rede são registadas cronologicamente e publicamente com a função de criar um registo global para todas as transações que ocorrem num determinado livro de notas. Como o nome indica, um ‘blockchain’ é uma cadeia de blocos que contém informações.

Bitcoin foi a primeira a utilizar a tecnologia ‘blockchain’.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tendências

Translate »