Connect with us

BLOCKCHAIN

Facebook vai lançar a sua própria criptomoeda, Libra

Facebook vai lançar em 2020 a criptomoeda Libra, e no dia 18 de junho foi a apresentação do “white paper” que é o plano de negócios da empresa.

Neste momento a informação que existe sobre a moeda Libra do Facebook está no “white paper” lançado. Sabemos que Facebook colocou o vice-presidente David Marcus (antigo presidente da empresa PayPal), no comando do projecto e que estão a contratar como ninguém já tendo mais de 50 pessoas a trabalhar no seu projecto Blockchain.

Libra vai ser desenvolvida em blockchain de código aberto, chamado Libra Blockchain, com o seu próprio protocolo de prova de participação (proof-of-stake). A missão de Libra é reinventar como transacionamos o dinheiro e transformar a economia global para que as pessoas em todo o mundo tenha acesso a finanças.

Apoiada por uma reserva de vários ativos projetados para lhe dar um valor intrínseco, é governada pela Associação independente Libra, encarregada de desenvolver o ecossistema.

Os membros da Associação Libra consistem em empresas geograficamente distribuídas e diversificadas, organizações sem fins lucrativos, multilaterais e instituições académicas. Os membros fundadores incluem Mastercard, PayPal, Stripe, Visa, eBay, Facebook, Lyft, Uber, Spotify, Andreessen Horowitz, coinbase, Grupo Vodafone, Kiva, Mercy Corps, Banco Mundial para Mulheres e muito mais. No total 28 empresas até a data.

Alegasse que o Facebook está a fazer uma espécie de “stablecoin” que será atrelada ao preço de várias moedas fiduciárias (dólar, euros e outras mais) diferentes para estabilização em vez de uma (como o dólar Americano) para evitar flutuações de preço.

A moeda Libra está prevista para ser lançada no início de 2020. Está previsto integrar nas plataformas WhatsApp, Facebook, e talvez Instagram ou uma integração holística em todo o Facebook. 

Imaginamos que estão a tentar fazer algo semelhante ao que a Tencent fez na China, onde eles têm o WeChat, o WeChat Pay para efectuar pagamentos com muita facilidade por toda a China.

Agora, a resposta à pergunta que todos queremos saber, isso é bom para Bitcoin, e para a indústria das criptomoedas?
A Libra neste momento é uma incógnita para a indústria das criptomoedas. De modo geral, pelo que recolhemos, a Libra vai ser um grande impulsor para as criptomoedas, vai dar visibilidade a um mercado ainda muito desconhecido.

Quanto as pessoas perceberem que o Facebook tem uma moeda digital, mas numa espécie de versão centralizada, que vai querer controlar dados dos seus clientes e todos os registos de transacções. Pode ser que comecem a olhar para criptomoedas descentralizadas e sem uma entidade a controlar todos os seus dados como um banco ou governo.

Especialistas em criptomoedas esperam que seja mais fácil converter a moeda do Facebook em Bitcoin e vice-versa, de modo a facilitar o acesso as criptomoedas.

Conclusão

Apesar de muitas incertezas a volta desta moeda, julgamos que a incursão do Facebook nas criptomoedas acabará por beneficiar a Bitcoin. Demora tempo, mas o Facebook vai acelerar bastante o ritmo de ensinar as pessoas sobre criptomoedas. Quando isso acontece, mais pessoas recorrerão a Bitcoin por um motivo simples – o Bitcoin é escasso, enquanto a criptomoeda do Facebook não, é como as moedas fiduciárias. As pessoas com o tempo migrarão para a criptomoeda mais honesta para armazenar o seu dinheiro ganho com muito suor.

Um bom exemplo é o fenómeno que aconteceu na Venezuela. Quando o regime de Maduro introduziu a malfadada criptomoeda petro , o governo fez um esforço conjunto para educar os venezuelanos sobre criptomoedas – e isso se correlacionou com um aumento na utilização de Bitcoin pelos venezuelanos.

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tendências

Translate »