Connect with us

BITCOIN

Ganhos com Bitcoins não pagam imposto em Portugal

Ganhos com Bitcoins não pagam imposto em Portugal

Autoridade tributária diz que não há enquadramento legal para tributar os lucros obtidos com a compra, venda e troca de criptomoedas.


Quem tiver lucrado com as moedas digitais não, precisa de entregar dinheiro ao fisco REUTERS/BENOIT TESSIER

Quem ganha dinheiro a comprar e vender criptomoedas, seja a famosa Bitcoin ou qualquer outra, fica a salvo de pagar IRS em Portugal sobre esses rendimentos.

Um contribuinte português questionou a autoridade tributária sobre a forma como devem ser tributados os ganhos com as moedas virtuais e a reposta do fisco português não podia ser mais vantajosa para o investidor: não há na lei portuguesa enquadramento para considerar que os ganhos são tributáveis. Só num cenário em que uma pessoa tivesse actividade profissional ou empresarial aberta para comprar e vender criptomoedas é que acabaria por ser tributado em IRS (na categoria B, a dos recibos verdes) – é um cenário muito improvável.

As criptomoedas, que são transaccionadas em bolsas ‘online’ que funcionam essencialmente à margem de regulação, tiveram valorizações astronómicas ao longo de 2017. Alguns investidores multiplicaram os seus fundos e muitos compraram divisas digitais na esperança de lucros rápidos. A esmagadora maioria das criptomoedas não tem aplicação prática (mesmo a Bitcoin não é aceite de forma generalizada para pagamento) e a principal motivação para as comprar é a expectativa de as poder vender a preços mais elevados.

A decisão da autoridade tributária surge numa semana em que a Bitcoin e demais criptomoedas estão em queda acentuada. A descida de preço reflecte receios sobre proibições e regulações em alguns países, e também um sentimento negativo que se tem espalhado pela imprensa generalista e pelos sites especializados.

Às 17h10 desta quarta-feira, a Bitcoin valia cerca de 10.300 dólares, aproximando-se assim da barreira psicológica dos dez mil dólares. Desde o início da semana, a Bitcoin desvalorizou cerca de 30%, de acordo com o site CoinMarketCap.

O Ethereum (a segunda criptomoeda mais popular) caiu 34%, para cerca de 900 dólares. A Ripple (uma plataforma de transacções que quer funcionar no sistema bancário) teve uma grande valorização nas últimas semanas, mas sofreu uma descida de 43% desde segunda-feira, para 1,06 dólares. Segundo o CoinMarketCap, 95 das 100 criptomoedas mais populares estavam em queda.

Na decisão divulgada esta quarta-feira, o fisco começa por explicar que, embora não sejam tecnicamente consideradas uma divisa “por não disporem de curso legal ou de poder liberatório” no país, as criptomoedas podem ser trocadas por uma moeda real em função da procura. Um facto que impunha uma pergunta: qual o tratamento fiscal a dar quer aos ganhos conseguidos com a compra e a venda, quer à troca da moeda virtual por euros, dólares ou qualquer outra divisa?

Como ponto de partida da análise, os serviços de IRS do fisco admitem que os rendimentos desta actividade “podem, em tese, ser integrados em três categorias de rendimentos”: acréscimos patrimoniais, rendimentos de capitais ou rendimentos empresariais/profissionais (a categoria B, para quem passa recibos verdes). Mas à luz da lei não há enquadramento, pelo menos para já, que permita classificar esses ganhos como rendimentos dessas categorias – e é isso que justifica que não haja IRS a pagar.

O fisco explica que os ganhos não podem ser tributados como mais-valias porque a lei tem uma “tipificação fechada” que prevê que isso só aconteça com os “ganhos derivados dos factos” previstos no código do IRS, como é o caso de partes sociais e outros valores mobiliários (por exemplo, acções). E as moedas virtuais não se enquadram em nenhum dos casos elencados na lei.

Na prática, uma Bitcoin não representa “qualquer direito que permita receber qualquer quantia”; se houver uma valorização ela não “assenta em qualquer activo subjacente” porque o valor “é meramente determinado pela oferta e procura das mesmas (e pela criação de criptomoeda em função da sua utilização)”; e, em simultâneo, também não é considerado um produto financeiro ou valor mobiliário.

Fonte e autoria no Jornal o público pela autoria de Pedro Crisóstomo e João Pereira a 17 de janeiro de 2018.


Ajudar o canal 👍:

Bitcoin QR Code Generator
bc1q3frfreysnz9wgzdp8xddfy0sk37wcsegw5k4j8
Ethereum QR Code Generator
0x25f676c79e5B07459fAeBa6252208330c95cDeEE

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não são conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

CELSIUS

COINBASE

LUNO

PRESEARCH

Newsletter

Market Cap

CATEGORIA

Translante

Tendências

Translate »