Connect with us

EXCHANGES

Luno: revisão completa

Luno Exchange

Luno é uma plataforma para comprar criptomoedas que oferece suporte à Europa, África do Sul, Nigéria, Austrália, Singapura, Indonésia e Malásia.

Luno além de ser uma plataforma de negociação com carteira de compra e venda de criptomoedas, oferece outros produtos como um serviço de exchange e uma API para programadores.

Informação geral

Luno é uma plataforma exclusiva para compra de criptomoedas com sede em Singapura. Possui escritórios no Reino Unido, Indonésia, Malásia, Nigéria, África do Sul, Uganda, Zâmbia e Austrália.

O Reino Unido é o país que tem o maior número de transações em criptomoedas do mundo para a empresa porque funciona para toda a Europa inclusive Portugal. A plataforma está disponível nas seguintes línguas; inglês, Francês, Italiano e Indonésio.

Ao dia desta publicação a empresa permite a compra das seguintes moedas: Bitcoin, Ethereum, Ripple, Bitcoin Cash e Litecoin. Luno oferece também a possibilidade de trocar estas criptomoedas pela sua moeda local e retirar sempre que quiser. Para Portugal é através de transferência bancária que demora 2 a 5 dias úteis.

Luno é muito claro ao explicar que todos os seus produtos e serviços são desenvolvidos em plataformas de tecnologia de nível bancário altamente seguras e que eles passam por auditorias financeiras e de tecnologia independentes regulares. Além disso, afirmam que têm um poderoso mecanismo de negociação e API.

A plataforma Luno foi recentemente adquira pela Digital Currency Group (DCG) que é uma empresa de financiamento e consultoria focada na mineração e implementação de ativos digitais. Aproveitando a experiência institucional, capital e inteligência de mercado.

Serviços Luno

Luno oferece vários serviços para os seus utilizadores, incluindo uma plataforma de compra e venda de criptomoedas, um serviço de exchange, uma carteira, possibilidade de comprar com telemóvel e uma API para programadores.
Sua conta Luno é controlada através de um painel simples que dá acesso a diferentes secções, como o serviço de compra / venda instantânea, relatórios de conta, configurações, etc.

Compra / venda instantânea da Luno

Como muitas outros exchanges, Luno oferece uma maneira “simples” de comprar Bitcoin e as outras criptomoedas já descritas, sem a necessidade de usar uma plataforma de negociação confusa.
Luno simplifica o processo de compra, vendendo as moedas diretamente e cobrando uma taxa especial pelos seus serviços. Quanto custa uma taxa? Veja aqui as taxas em vigor no seu país!
As taxas variam consoante o seu país e o valor da compra, portanto, cada transação terá uma taxa diferente.

Importante saber as taxas que está a pagar. Em média se comprar com cartão de crédito anda nos 3.5%, se for por transferência para a sua carteira da Luno é grátis e depois quando compra Bitcoin com Euros a taxa é de 1.5%.

Carteira Luno

Luno tem as seguintes criptomoedas como opções na sua carteira para compra e venda:

Luno aceita as seguintes moedas para poder comprar estas criptomoedas:

  • Euro (EUR)
  • Rúpia da Indonésia (IDR)
  • Ringgit da Malásia (MYR)
  • Naira Nigeriana (NGN)
  • Rand sul-africana (ZAR)
  • Kwacha zambiano (ZMW)
  • Zloty Polaco (PLN)
  • Xelim da Uganda (UGX)
  • Libra britânica (GBP)

Luno na Europa aceita os seguintes métodos de pagamento:

  • Cartão de Débito / Crédito (EUR)
  • Transferência bancária SEPA (EUR)
  • iDeal (EUR)
  • Sofort (EUR)

Lembre-se de que diferentes métodos de pagamento têm diferentes taxas incorporadas, portanto, certifique-se de verificar novamente antes de concluir um depósito.
Curiosamente, os depósitos com cartão de crédito e débito são gratuitos ao depositar Euros com Luno, enquanto na maioria das outros exchanges pode ser cobrado até 5%.

Carteira para telemóvel

Luno oferece uma carteira de custódia para criptomoedas em iOS e Android que pode ser emparelhada com a sua conta Luno. Isso dá-lhe uma maior flexibilidade para aceder à sua conta Luno de qualquer lugar, mas também significa que não tem controle sobre as suas Bitcoins.
As moedas na sua carteira estão sob o controlo da Luno como acontece em outros exchanges, não tem acesso à chave privada das criptomoedas, se acontecer alguma coisa à plataforma poder perder as suas moedas. Por isso aconselhamos sempre a retirar o seu dinheiro dos exchanges, para uma carteira à sua escolha a qual controla a chave privada.

Plataforma de negociação

Todos os clientes da Luno têm acesso na sua área de utilizador à plataforma de negociação. O “Fiat trading” oferece recursos avançados, como acesso à API, gráficos, automação de negociação e relatórios, que fornecem uma visão detalhada dos seus possíveis investimentos. Embora a plataforma funcione bem, ela tem uma desvantagem que não podemos ignorar.

O volume de negociação na plataforma Luno é extremamente baixo. É ainda menor se começar a compará-la com outras plataformas de negociação que por aí andam. O baixo volume pode ser atribuído à Luno por ser vista pelos clientes só para compra e venda ou ainda os utilizadores serem principalmente de pequenos mercados e países em desenvolvimento, não tendo muito dinheiro e conhecimentos para efectuar transacções mais complexas.

Suporte ao cliente e análises

Luno tem um centro de apoio ao cliente muito básico, disponível no seu site. Também há uma opção de suporte por e-mail dedicado a um tema especifico, se necessário.
No momento em que este artigo foi escrito, Luno estava relativamente mal do ponto de vista da avaliação do cliente, classificado como “Ruim” no TrustPilot. A maioria das reclamações é sobre contas bloqueadas ou fundos que não chegaram a tempo. Luno parece estar a tentar responder à maioria das críticas.
É importante lembrar que o suporte ao cliente é provavelmente o elo mais fraco em qualquer exchange e Luno não parece ser diferente. A Coinbase que é ums dos exchanges mais utilizados se não o mais utilizado para comprar Bitcoin e criptomoedas, também está muito mal cotada no TrustPilot, a qual o seu apoio ao cliente é mau, ou a Binance, por exemplo, que tem menos reclamações mas também tem muitos reclamações negativas. Por isso, nunca é demais afirmar, após comprar criptomoedas nestas plataformas deve retirar de imediato para uma carteira que tem controlo sobre a sua chave privada.

Código de convite Luno

Inscreva-se utilizando o nosso código de convite e ambos recebemos 15 euros em Bitcoin após depositar dinheiro na sua carteira Luno e comprar ou vender Bitcoin no valor de 250 euros.

Caso não queira receber os 15 euros, basta aceder por aqui!

Observação

Luno é uma plataforma simples de utilizar e fácil de perceber. Imaginamos que a aquisição da Luno pela DCG vai permitir em breve comprar mais criptomoedas e ter outros serviços associados.

Para utilizar a Luno tem que fazer verificação dos dados pessoais, como apresentar Identificação pessoal como o ID ou passaporte. Esta validação pode ser de um dia para o outro ou demorar uma semana.

Resumindo, parece que Luno encontrou o seu nicho nos mercados emergentes. A empresa está altamente focada nas principais criptomoedas em países que geralmente são esquecidos pela maioria das outros exchanges.
O site é sólido, fornecendo aos utilizadores todas as informações básicas para comprar ou negociar criptomoedas. Já utilizamos a plataforma há algum tempo e nunca tivemos problemas, é rápido e fácil de utilizar. A única coisa que podemos reclamar são as taxas de transacções, achamos um pouco elevadas, mas comparando com a coinbase as taxas são muito identicas.

Pondo de lado a disponibilidade geográfica limitada (já que isso é mais um recurso do que uma desvantagem), a única coisa que aconselhamos é observar a tabela de taxas dinâmica.
Uma vez que cada país e ação que realiza no site tem taxas diferentes, é importante garantir que não pague a mais devido a taxas ocultas.

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

COINBASE

LUNO

PRESEARCH

Newsletter

Market Cap

CATEGORIA

Translante

Tendências

Translate »