Connect with us

BITCOIN

O que é Bitcoin?

O que é Bitcoin

Bitcoin é um novo tipo de dinheiro digital que pode ser comprado, vendido ou transferido com segurança entre pessoas pela internet.

O que é Bitcoin?

O que é bitcoin?

Bitcoin não é como dinheiro que está habituado a utilizar, como euro, dólar ou iuane. Bitcoin não é físico, é digital, como o Visa, PayPal, Uphold e o Revolut ou quando faz uma transferência bancária.

Bitcoin tem muitas vantagens em relação a estes métodos descritos anteriormente. As transações são efetuadas de pessoa para pessoa pela ‘internet’ sem a necessidade de utilizar um banco ou intermediário.

Uma transação pode demorar segundos ou minutos para todo o mundo. Sem depender da autorização de um banco ou entidade reguladora.

As taxas de transação são muito baixas. Pode ser utilizado em todos os países sem necessidade de conversão. Não tem que passar por todos os processos burocráticos para criar uma conta.

Basta instalar uma aplicação designada por “carteira” no seu telemóvel ou computador e já está.

Tem controlo absoluto sobre as suas moedas. Não existe uma terceira pessoa ou entidade a controlar as suas moedas. A sua conta não pode ser congelada nem controlada pelos governos ou bancos.

Bitcoin é escassa e limitada a 21 milhões de moedas e não se pode produzir mais. Não estando sujeito a inflação ou hiperinflação.

E por fim,

Bitcoin é uma moeda descentralizada que não é controlada por ninguém, de código aberto e público, ninguém é dono ou controla a Bitcoin e todos podem participar.

Como funciona?

Bitcoin são computadores ligados em rede na ‘internet’, que tem cópias de um programa de computador a executar “registos” através de um código matemático complexo, que registam as transacções e eventos na ordem exacta que eles acontecem.

A chave aqui é que todos esses “registos” sejam exactamente os mesmos para todos, e quando existe uma alteração num que é validado matematicamente, os restantes “registos” tem que ser actualizados para este novo.

O que temos aqui é um “Livro de registos” distribuído e que está sempre em consenso. Este processo é uma das primeiras coisas a entender sobre a Bitcoin. É o primeiro “Livro de registos” de consenso mais completo que a humanidade já viu.

Esta rede pode ser expandida em todo o planeta. Significa que, indivíduos mesmo estando em partes opostas do mundo podem chegar a um consenso sobre um determinado evento, sem a necessidade de um terceiro que sirva como intermediário, para garantir a confiança entre partes interessadas.

Através da matemática o “Livro de registos” confirma se um evento é verdadeiro, e se for, regista-o para sempre na rede.  

Bitcoin, é o primeiro “Livro de registos” de consenso que é 100% de confiança. Bitcoin é de código aberto, portanto, qualquer pessoa que perceba de programação pode avaliar o código-fonte.

Por isso, não tem que confiar em quem escreveu, mas sim no ‘software’ em si, e foi por isso uma das grandes razões que levou o inventor (Satoshi Nakamoto) da Bitcoin a nunca revelar a sua identidade até ao dia de hoje. Que já lá vão mais de 10 anos!

Então como funciona esta confiança e para que serve?

Criptomoedas como a Bitcoin possibilitam que pessoas transacionem entre elas utilizando a internet em qualquer lugar do mundo. Invés de ter uma conta bancaria com uma série de números, criptomoedas são muito mais seguras, pois tem uma chave publica e uma chave privada.

É como ter dois números de conta, uma para depósitos outro para levantamentos. Estes números aparecem em sequência de caracteres ou num código verificável, parecido a um código de barras.

Este nível de segurança significa que pode utilizar a sua chave publica num placar de publicidade sem qualquer problema de perder o seu dinheiro. A única coisa que as outras pessoas podem fazer com essa chave é enviar dinheiro para si.

A chave privada é o que dá acesso ao seu dinheiro. É como guardar o dinheiro na sua carteira ou num cartão de crédito, necessita mantê-la segura para impedir que seja roubada.

Ao contraio de um banco, que é quem guarda o seu dinheiro, nas criptomoedas a segurança das chaves privadas é da sua inteira responsabilidade. Fraude e furto é virtualmente impossível se as mantiver bem seguras, mas quem tiver acesso a sua chave privada terá acesso ao seu dinheiro.

Criptomoedas também podem-lhe dar privacidade, como as notas, não tem que partilhar informação pessoal quando está a gastar. Ao contrário de um cartão de crédito, tem o seu nome, número e data de validade.  Este funciona como a chave publica da Bitcoin.

E o equivalente à sua chave privada da Bitcoin, é a assinatura e código de segurança que ficam à vista nas costas do cartão de crédito. Sendo um risco muito grande para a segurança do seu dinheiro.

Criptomoedas estão anos-luz adiantadas em comparação a tecnologia utilizada pelos bancos. E como a Bitcoin foi a primeira criptomoeda, vamos utiliza-la como exemplo para explicar melhor o que acabamos de descrever sobre o “Livro de registos”.

Mas antes, fazemos uma pergunta; de onde pensa que a Bitcoin obtém o seu valor?

A resposta é simples;

Bitcoin é uma moeda e, ao mesmo tempo, um sistema de pagamento único no mundo. É dai que obtém o seu valor. A vasta rede de computadores distribuídos pelo mundo inteiro guarda uma cópia do livro de registo da Bitcoin, todos os segundos, e todos os dias, mantendo o registo atualizado com total consenso.  

Através de um Sistema que os incentiva a processar e confirmar as transacções. O sistema no qual a Bitcoin é executada chama-se Blockchain, que é simplesmente uma cadeia de blocos!

Pense na plataforma ‘blockchain’ como uma versão moderna de um livro contabilístico à qual tudo era registado manualmente. Mas em vez de ter uma lista manuscrita, a cadeia de blocos é digital e tudo é registado em blocos ligados entre si.

Pense num bloco como se fosse uma página inteira do velho livro contabilístico, onde são registadas todas as transacções da Bitcoin.

Quando esse bloco fica cheio, é criado outro. ‘Blockchain’ é apenas isso, uma cadeia de blocos ligados entre si.

Fácil, não é?

Em outro vídeo vamos explicar ao pormenor como funciona o ‘blockchain’.

Todo o conteúdo criado para esta canal e site cryptopedro.com é gratuito, agradecemos toda a ajuda possível para continuar a criar conteúdos grátis,

Obrigado,

Ajudar o canal:

BTC : bc1q3frfreysnz9wgzdp8xddfy0sk37wcsegw5k4j8

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um blog humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tendências

Translate »