Connect with us

BITCOIN

O que é Bitcoin Halving?

jurg-kradolfer-unsplash

O Bitcoin “Halving” vai ocorrer em maio de 2020. O que é, como vai afetar o preço e as perspectivas de longo prazo da criptomoeda?

É um dos eventos mais esperados da história da Bitcoin. Halving em português quer dizer “metade”.

Em maio, o número de Bitcoins (BTC) que entra em circulação a cada 10 minutos vai cair para metade(conhecido como recompensa de bloco), de 12,50 para 6,25 a cada 10 minutos.

Então o que é Bitcoin Halving (Halvening)?

Novas moedas Bitcoins são emitidas pela rede (blockchain) da Bitcoin a cada 10 minutos, os “mineiros” de Bitcoin competem para resolver um problema matemático complexo utilizando o poder da computação. Hoje, quem resolver o problema primeiro recebe 12,5 Bitcoins.

A cada quatro anos, esse número é reduzido para metade. O dia em que a quantidade diminui para metade é chamado de “Halving” ou de “Halvening”.

A Bitcoin foi criada em 2009 e até a data existiram 2 Halvenings, e em 2012 quando ocorreu o primeiro, a quantidade de novas Bitcoins emitidas a cada 10 minutos caiu de 50 para 25. Em 2016, caiu de 25 para 12,5. Agora, em maio de 2020, vai cair de 12,5 para 6,25 a cada 10 minutos.

A contagem decrescente do halving da Bitcoin.

Qual é a importância do Halving da Bitcoin?

Como explicado anteriormente, a redução para metade diminui a quantidade de novas bitcoins geradas por bloco. Isso significa que o fornecimento de novas Bitcoins é menor.

Em mercados normais, a escassez de uma moeda com a procura constante geralmente acaba por levar à subida da mesma. Como a rede Bitcoin só pode criar 21 milhões de moedas, e com a redução para metade a cada quatro anos, estes eventos acabam por proceder a uma subida muito elevada do valor da moeda.

Na imagem abaixo, as linhas cinza verticais indicam os Halvings anteriores (28-11-2012 e 2016-7-9) e o próximo de maio 2020. Observe como nos dois primeiros o preço aumentou significativamente após cada halving.

Retirado do site Blockchaincenter

No halving de 2012 dá para ter a primeira demonstração de como os mercados reagiriam à redução para metade das Bitcoins. Até então, a comunidade Bitcoin não sabia como uma repentina supressão nas recompensas afetaria a rede. Como se viu, o preço começou a subir logo após o halving.

A segunda metade de 2016 foi altamente antecipada, como a que está a aproximar-se, essa redução para metade incentivou especulações vigorosas sobre como o evento afetaria o preço da Bitcoin, mas depois voltou ao seu estado normal. Havia pouca evidência de que a redução repentina era o catalisador para uma subida bastante acentuada no preço da Bitcoin.

E agora o halving de 2020?

2020 está sobre uma nuvem de incertezas devido ao covid-19, as taxas de juro praticamente a 0% em todo o mundo, a impressão massiva de dinheiro pelos bancos centrais, a crise financeira que se avizinha devido às bolhas em diferentes mercados sem saber o que fará à economia mundial e em contraste o aumento de investidores e instituições a investirem em Bitcoin criando muitas dúvidas no que pode acontecer.

Existem boas notícias que podem ajudar a Bitcoin e o mercado das criptomoedas a virem a ter o melhor ano de sempre.

  • No outono passado, a Alemanha – a maior potência económica da Europa – reescreveu as suas leis para permitir que os bancos alemães construíssem produtos em criptomoedas, ofereçam negociação e guardam cripto em nome dos seus clientes.
  • Em março, o Supremo Tribunal da Índia declarou inconstitucional a proibição de cripto no país. Essa decisão abre o mercado das criptomoedas para a segunda nação mais populosa do mundo.
  • Dias depois, a Assembleia Nacional da Coreia do Sul aprovou uma estrutura para legalizar e regular as criptomoedas.
  • E nos EUA, empresas como a Bakkt, Fidelity permitem que grandes empresas e investidores comprem Bitcoin.
  • Enquanto isso ainda nos EUA, a TradeStation tornou a negociação em criptomoedas parte da sua plataforma de negociação. Agora é tão fácil negociar cripto como comprar ações da Coca-Cola. O Site da Investopedia classifica a TradeStation como uma das cinco principais plataformas on-line nos Estados Unidos.
  • State Street, por exemplo. É uma das maiores empresas de Wall Street com US $32 trilhões em ativos sob custódia e administração e quase US $3 trilhões em ativos sob gestão. E acabou de fazer parceria com a empresa de cripto Gemini Trust.
  • Neste momento temos mais de 100 países a legalizar as criptomoedas, tais como; Portugal, França, Malta, Suíça, Singapura e muito mais.
  • E tudo isto é apenas a ponta do ‘iceberg’… Estamos a ver por todo o mundo a legalização das cripto e principalmente a Bitcoin, pode ler mais aqui.

Estamos à beira de milhões de investidores poderem comprar criptomoedas e principalmente Bitcoin com apenas um clique. Acredito que o grande fluxo de procura fará os preços de um punhado de moedas crescer a níveis nunca visto.

Se as taxas de juro continuarem a 0%, a inflação começar a disparar, os governos cada vez mais a destruírem o poder de comprar dos seus cidadãos, vamos seguramente ter um grande aumento de novos investidores. Estamos a beira de uma grande depressão, e criptomoedas podem ser a nossa saída.

Bitcoin foi a primeira criptomoeda a ser desenvolvida, é considerada o ouro das cripto, pense nela como a moeda de reserva do mundo das cripto. Portanto, se a procura permanecer a mesma, mas a oferta for reduzida para metade, o que vai acontecer com o preço?

Nada disto é certo, são ideias que desenvolvemos ao longo do tempo. Tudo pode acontecer! Como um sábio disse – A economia é uma ciência não exata, que não tem consenso, em que todos os cientistas económicos têm uma teoria, mas não conseguem comprovar.

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um blog humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tendências

Translate »