Connect with us

BLOCKCHAIN

O que é BlockChain?

O que e blockchain

Blockchain pode ser a maior inovação a seguir à Internet, esperemos que a humanidade saiba aproveitar esta maravilhosa invenção para criar um mundo melhor.

O que é  Blockchain?

O que é blockchain?

Blockchain é uma cadeia de blocos ligados entre si, onde o próximo bloco criado recebe um código do bloco anterior e adiciona registos de transações ou informação até ficar cheio. Depois cria um novo código e envia esse código para o bloco seguinte.

Simples, não é?

Existem muitas criptomoedas, e cada uma tem a sua blockchain, mas nesta demonstração vamos utilizar a blockchain da Bitcoin porque foi a primeira moeda a implementar esta tecnologia tão inovadora.

A cadeia de blocos da Bitcoin está nos milhares de computadores espalhados pelo mundo que querem participar e cada um tem uma cópia completa e igual aos outros tornando a rede descentralizada.

Vamos ver como funciona!

Para perceber com exatidão como funciona uma blockchain, imagine uma rede de computadores e no meio está uma cadeia de blocos.

Agora vamos seguir a primeira transação conhecida na rede, Bitcoin que foi a comprar de uma pizza.

Quando essa transação ocorre, ela surge na rede e vai para um grupo de transações não confirmadas junto a milhares de outras efetuadas em todo o mundo (esse grupo é conhecido por pool).

Todos os computadores da rede agrupam algumas dessas transações e colocam-nas no seu próprio bloco.

Todos os computadores estão constantemente a criar blocos na esperança que o deles seja o próximo adicionado a cadeia de blocos oficial, essa cadeia é chamada de Ledger, é como se fosse um livro cheio de transações ou dados.

Um novo bloco é adicionado a cadeia de blocos oficial mais ou menos a cada dez minutos.

Quando um dos computadores ganha o direito de ter o seu bloco reconhecido como o próximo na cadeia de blocos oficial, é recompensado com um prémio em Bitcoin recém-criados.

A forma como um computador ganha as Bitcoin, deriva da tentativa de adivinhar a resposta para um problema matemático extremamente difícil.

Esse problema é tão difícil que mesmo com milhares de computadores a fazer suposições em bilhões ou triliões de vezes por segundo a média para encontrar a resposta são os tais dez minutos.

Quando um dos computadores acerta na resposta correta e vence, partilha o seu bloco para todos os outros computadores da rede que validam a veracidade desse bloco e caso seja válido adicionam esse bloco na sua cadeia de blocos.

E todos os computadores da rede que não ganharam, são instruídos a descartar todo o trabalho que fizeram e actualizar o seu registo para o bloco vencedor e começar novamente a efectuar cálculos matemáticos para o bloco seguinte.

Para efetuarem estes cálculos são utilizados computadores caros e bastante evoluídos que utilizam uma quantidade muito grande de energia elétrica, que tem um custo elevado.

Então, porque o fazem?

Porque pode ser muito lucrativo. É parecido há extração de ouro de uma mina.

O mineiro tem que despender muito dinheiro e tempo para retirar o ouro do solo, e é dai que vem o termo “minerar” Bitcoin.

Cada um desses computadores espera criar o próximo bloco minerando, e para isso tem que adivinhar o próximo cálculo matemático que lhes permite receber uma boa quantidade de moedas da Bitcoin.

Mas quando estes milhares de computadores estão a selecionar transações para incluir nos seus blocos, eles não estão a escolher as mesmas transações e nem todos os blocos são do mesmo tamanho, alguns têm mais registos que outros.

Quando os blocos que não foram validados são descartados porque o computador em questão não ganhou o prémio, as transações voltam para o grupo das não confirmadas, isso significa que a probabilidade de uma transação ser validada está pendente de quem a minerar e adicionar à cadeia de blocos oficial.

Para ter a certeza que a transação da pizza foi adicionada na cadeia oficial, em média são necessárias 6 confirmações de blocos adicionados à rede, cerca de 60 minutos. Para ter a certeza que o pagamento foi efectuado e registado permanentemente na blockchain.

Porque é tão lento?

De tanto esperar pelo pagamento a pizza já está fria antes de ser sua!

O interessante é que o sistema é desacelerado de propósito, e eis o porque:

Com a extrema dificuldade em adivinhar a resposta ao problema matemático, pode levar-nos a pensar que a possibilidade de dois computadores acertarem ao mesmo tempo, o cálculo matemático, são mínimas.

Mas na realidade esse conflito acontece com bastante frequência.

É chamado de “Soft Fork”, é um tipo de bifurcação e quando ocorrem, todos os computadores da rede recebem os dois blocos vencedores.

Normalmente ao final de dez minutos quando os mineiros vão efectuar os cálculos para criarem a próxima cadeia de blocos oficial quem for o vencedor vai ter que escolher qual o bloco a seguir.

Neste caso, por norma, será o mineiro que fez mais trabalho na criação do bloco, ou seja, aquele que verifica mais transações.

Então o que acontece aos outros blocos da outra corrente?

São descartados, junto com todas as transações que continham e retornam ao grupo de transações não confirmadas (pool). Esta corrente é o principal motivo pelo qual o sistema deve ser desacelerado de propósito através do problema.

Se o sistema fosse instantâneo, acabaria por haver várias correntes criando o problema de não ser possível existir consenso entre os mineiros.

Ninguém teria ideia qual o registo seria o correcto e cada computador estaria ocupado a construir um bloco diferente e, consequentemente a criar novas correntes.

A lentidão e a imensa quantidade de energia despendida a efectuar cálculos, são necessárias para manter o registo de novos blocos em consenso total.

Assim, como mais e mais poder computacional é adicionado à rede, o sistema automaticamente ajusta-se para aumentar a dificuldade em solucionar o problema matemático que vai aparecendo.

Fazendo cada vez mais ser necessário o poder de processamento…

Se a Bitcoin for amplamente utilizada, vai necessitar de uma grande quantidade de energia para manter o sistema a funcionar.

Ao fim de uma década em actividade,

Bitcoin está a funcionar como pretendido e permite que as pessoas efetuem transações entre si, utilizando a ‘internet’ em qualquer lugar do planeta instantaneamente e com toda a confiança e segurança.

Bitcoin é o primeiro registo distribuído de consenso geral que a humanidade já viu, mas não será o último. 

Esta tecnologia poderá libertar a humanidade de governos e bancos centrais…

Para muitos é considerada a maior inovação a seguir à internet.

Esta incrível tecnologia permite dar um salto incrível na evolução da humanidade, pode acabar com muitos problemas que existem, como corrupção, manipulação de dados, apropriação indébita, penhoras e muito mais.

Pode achar demasiado, mas o nosso argumento representa a crença na liberdade, a independência, a escolha individual e responsabilidade das suas próprias acções.

O que tentamos demonstrar foi que a Bitcoin e a plataforma ‘blockchain’ são mais que uma moeda digital, e não só uma ferramenta para enviar valor de uma pessoa para outra sem a necessidade de terceiros, mas sim uma inovação que vai mudar o mundo, vai derrubar fronteiras e ligar as pessoas por este planeta fora.  

Blockchain é mais que isto, mas neste vídeo tentamos explicar de uma maneira muito simples, sem entrar na parte técnica.

Quem quiser saber mais sobre blockchain e todas as suas potencialidades, vão encontrar muito informação na Internet sobre o tema. Aqui na Crypto Pedro falamos de muitos projetos inovadores que utilizam a Blockchain.

Ajudar o canal 👍:

Bitcoin QR Code Generator
bc1q3frfreysnz9wgzdp8xddfy0sk37wcsegw5k4j8
Ethereum QR Code Generator
0x25f676c79e5B07459fAeBa6252208330c95cDeEE

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não são conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

COINBASE

LUNO

PRESEARCH

Newsletter

Market Cap

CATEGORIA

Translante

Tendências

Translate »