Connect with us

BITCOIN

O que é Lightning Network

O que é Lightning Network?

Sobre o que se trata?
Blockchain é lento

E, portanto, caro. Se tivesse que lhe enviar alguns Bitcoins, o leitor receberia ao fim de alguns minutos ou horas e eu teria pago uma taxa elevada pela transação. Com tal reputação, como é que a “Blockchain” irá dominar o mundo?

Qualquer ideia que possa resolver a não escalabilidade de “Blockchain” vale a atenção, tempo e esforço. Lightning Network é uma dessas ideias. Mas antes de entender a solução, precisamos entender o problema.
Se já está ciente do problema, pode saltar diretamente para a próxima seção.

Por que Blockchain é lento?
Pense no Blockchain como um registo.

E esse registo contém várias páginas (blocos) em que cada página possui várias transações. Quando uma página for preenchida com transações, ela precisa ser adicionada ao registo antes de começar a registar transações na próxima página.
Antes que uma página (bloco) possa ser adicionada ao registo (cadeia), há alguns processamentos que precisam ser feitos para garantir que todos concordam com os conteúdos que ele contém. O processo leva aproximadamente 10 minutos (para Bitcoin Blockchain) para cada bloco.

Imagine, o leitor envia 1 BTC (Bitcoin) para o amigo, Pedro. A transação será algo assim.

Entre outras coisas, uma transação contém informações sobre o remetente, o destinatário, o valor e a taxa de transação.

Espere, taxa de transação?
Sim, existe uma taxa adicional.

Pode pagá-la para incentivar os mineiros a incluir sua transação em um bloco o mais rápido possível. Não há preço fixo e depende inteiramente do leitor o quanto está disposto a pagar para acelerar o processo. Quanto maior a taxa, mais rápida sua transação se processa.

A todo o momento, existem várias transações disponíveis para serem gravadas na página atual.

Os mineiros, ou seja, os computadores que trabalham na rede Blockchain, devem decidir qual das transações disponíveis para incluir no bloco atual. Para ajudá-los a decidir, eles olham para quais transações geram mais retorno financeiro – o que significa que as transações com a taxa de transação mais alta serão incluídas primeiro.

Se houver transações suficientes com uma taxa de transação mais alta do que a sua para preencher o bloco, sua transação terá que aguardar na fila. A espera pode durar de alguns minutos a algumas horas. E às vezes, até dias. Quanto mais você paga nas taxas de transação, mais rápida sua transação é processada.

É por isso que o Blockchain é lento e, portanto, caro para todos os que começam a utilizar. Idealmente, a adoção do Blockchain significaria que ocorreram mais transações, mas à medida que o número de transações aumenta, a rede ficará lenta, tornando-se um obstáculo para a adoção. Que paradoxo!
Lightning Network (LN) é uma solução potencial para o problema.

Então, o que é Lightning Network novamente?
A ideia por detrás do LN é que nem todas as transações são necessárias para serem gravadas no Blockchain.

Imagine que o leitor e o Pedro transacionam algumas vezes. Nesse caso, podem ignorar o registro das transações no Blockchain e retira-los para fora da cadeia.

Nos termos mais simples, como funcionará – abrem algo chamado de canal de pagamento entre os dois e gravam a abertura no Blockchain. Agora, já podem transaccionar as vezes que quiserem através desse canal de pagamento que pode permanecer aberto por varias horas, dias, semanas ou décadas. A única vez em que têm de interligar com o Blockchain será quando quiserem fechar o canal. Então, vão escrever o estado final das transacções que ocorreram através do canal no Blockchain.

Usando esta ideia de canal de pagamento, podemos criar uma rede de canais de pagamento, de modo que raramente seja exigido transação no Blockchain. Imagine que existem três pessoas – Pedro, Patricia e Ana.
Se Pedro e Patricia tiverem um canal de pagamento aberto entre eles e a Patricia e Ana também tem um canal aberto de pagamento entre elas, então Pedro pode enviar dinheiro para Ana via Patricia. Suponha que Pedro quer enviar 2 BTC para Ana, Patricia envia 2 BTC para Ana e Pedro irá reembolsar Patricia com 2 BTC.

É a ideia por detrás da Lightning Network. Não estará mais a utilizar o Blockchain com frequência, as transações acontecem a velocidade da luz. Como pode calcular, toda a magia acontece nos canais de pagamento.

E quais são esses canais de pagamento?
É como um cofre onde duas pessoas depositam quantidades iguais de dinheiro e cada uma colocou um bloqueio.

Esta acção, de depositar quantidades iguais de dinheiro em uma caixa comum é registrada no Blockchain sob a forma de uma “Transacção de abertura”[1] e, posteriormente, um canal de pagamento estará aberto entre essas duas pessoas.
A ideia por detrás do bloqueio de dinheiro na caixa é que nenhuma pessoa pode gastar o dinheiro da caixa sem o outro. O dinheiro nesta caixa é usado para efectuar transacçõs entre si.

Imagine, Pedro e Patricia adicionam cada 10 BTC na caixa comum. Agora, se Pedro quiser enviar 2 BTC para Patricia, como faria?
Para o fazer, ele transferiria uma promessa de propriedade para dois dos seus Bitcoins na caixa comum para Patricia. Após esta transferência de promessa, se a caixa estiver desbloqueada, Pedro  poderá retirar 8 BTC dele e a Patricia poderá reivindicar 12 BTC.

Mas eles não vão abrir a caixa(aceder ao Blockchain) porque querem continuar a fazer transações entre eles. Essa é a beleza deste processo.
Agora, se no dia seguinte, se Patricia quiser enviar 1 BTC para o Pedro, ela faria o mesmo – transferia uma promessa de propriedade de um dos seus Bitcoins para Pedro.
Após essa duas transações, se a caixa for aberta, Pedro pode reivindicar 9 BTC e Patricia pode obter 11 BTC.

Para resumir, o canal de pagamento não é mais que uma combinação de junção de dinheiro em conformidade e depois transferir a promessa de propriedade do dinheiro combinado da maneira acordada. Se algum deles, Pedro ou Patricia quiserem fechar o canal, podem.
Fechar um canal significa simplesmente abrir a caixa e retirar o dinheiro . Esta abertura da caixa acontece no Blockchain e quem possui o que da caixa é registado para sempre.

É assim que funcionam os canais de pagamento. Mas isso, nem se aproxima do seu verdadeiro potencial. O seu verdadeiro poder é quando dois ou mais canais de pagamento funcionam juntos para formar uma rede – The Lightning Network.

Com essa rede de canais de pagamento, um grande número de transacções podem ser descarregadas do Blockchain para ser executadas fora da “cadeia”, portanto, libertando os constantes registos na “cadeia”. Usando uma rede de canais de pagamento, podem ocorrer milhões de transações, e também sem uma taxa de transacção elevada.

Esta é a Lightning Network.

[1] Opening Transaction – Transacção de abertura

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. furtdso linopv

    December 30, 2018 at 11:32 am

    Some really interesting details you have written.Helped me a lot, just what I was searching for : D.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Tendências

Translate »