Connect with us

BLOCKCHAIN

O que é Proof-of-Stake

O que é Proof-of-Stake

Proof-of-stake (Prova de participação) (PoS) surgiu como alternativa ao Proof-of-work (Prova de Trabalho) (PoW).

O principal objectivo da prova de participação é a prevenção ao problema do duplo gasto,  os investidores com participação num determinado projecto tem a possibilidade de validar transações de blocos de acordo com a quantidade de moedas que possuem dentro do ecossistema Blockchain.

Em termos simples:

A prova de participação (PoS)  foi criada como uma alternativa à prova de trabalho (PoW) (Proof of Work), para resolver o problema do gasto excessivo de energia.

O que interessa é a quantidade de moedas que um utilizador tem. Quanto mais moedas tiver, maior será a sua participação (stake) na Blockchain da criptomoeda e consequentemente maior o interesse em que a rede funcione sem falhas.

Daí o nome Proof-of-Stake (prova de participação). É com a sua respetiva “stake” que os utilizadores competem entre si para criar blocos novos. A isto se chama staking.

Um detentor (Staker)  de uma determinada moeda (Token) que a detêm numa carteira sempre online e guarda uma boa quantidade da mesma e quanto mais tempo a tiver mais vantagem sobre os restantes detentores, será então o eleito segundo regras pré-determinadas para fazer a validação das transações na rede e criar o próximo bloco daBlockchain.

As recompensas são recebidas sob a forma das taxas cobradas a cada transação desse bloco.

Um exemplo:

Se tiver 1.000 moedas numa carteira (wallet), tem mais chances de criar o próximo bloco do que alguém que tenha só 400 moedas. Da mesma maneira, se tiver 1.000 moedas numa carteira há um ano, tem mais chances de criar o próximo bloco do que alguém que tenha 1.000 há uma semana.

Existem vários tipos de Proof-of-Stake, mas neste momento não vamos abordar aqui.

O benefício deste sistema cripto-econômico controverso é que, ao permitir que os interessados e com maiores incentivos se responsabilizem pelo consenso de uma moeda, o mecanismo reduz o poder de computação necessário para o consenso. Permitindo menos gastos em electricidade e computação.

O principal problema deste mecanismo é a desvantagem de outros participantes da rede, uma vez que apenas as partes interessadas “mais ricas” podem ter controle de consenso da Blockchain de uma moeda.

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    CELSIUS

    COINBASE

    LUNO

    PRESEARCH

    Newsletter

    Market Cap

    CATEGORIA

    Translante

    Tendências

    Translate »