Connect with us

BLOCKCHAIN

O que são activos NFTs de um token virtual?

zsun-fu-unsplash

Tokens não fungíveis (NFT), também conhecido como Nifties, é um tipo de token criptográfico numa Blockchain que representa algo exclusivo.

Podem ser ativos totalmente digitais ou versões tokenizadas de ativos do mundo real. Como as NFTs não são intercambiáveis ​​entre si, elas podem funcionar como prova de autenticidade e propriedade no âmbito digital.

Fungibilidade significa que as unidades individuais de um ativo são intercambiáveis ​​e essencialmente indistinguíveis uma da outra. Por exemplo, as moedas fiduciárias são fungíveis, porque cada unidade é intercambiável com qualquer outra unidade individual equivalente. Uma nota de dez dólares é intercambiável com qualquer outra nota de dez dólares genuína. Isso é imperativo para um ativo que visa atuar como um meio de troca.

A fungibilidade é uma propriedade desejável para a moeda, pois permite a troca livre e, teoricamente, não há como conhecer a história de cada unidade individual. No entanto, essa não é uma característica benéfica para itens colecionáveis.

E se, em vez disso, pudéssemos criar ativos digitais semelhantes ao Bitcoin, mas adicionar um identificador exclusivo para cada unidade? Isso tornaria cada uma delas diferente de todas as outras unidades (ou seja, não fungíveis). Essencialmente, uma “NFT” é isso!

Como funcionam as NFTs?

Existem várias estruturas para a criação e emissão de NFTs. O mais importante deles é o ERC-721, um padrão para emissão e troca de ativos não fungíveis na blockchain Ethereum.

Recentemente foi criado um padrão melhorado, o ERC-1155. Ele permite que um único contrato contenha tokens fungíveis e não fungíveis, abrindo uma nova gama de possibilidades. A padronização da emissão de NFTs permite um maior grau de interoperabilidade, o que acaba por beneficiar os utilizadores. Basicamente, significa que ativos exclusivos podem ser transferidos entre diferentes aplicativos com relativa facilidade.

NFTs não podem ser multiplicados ou transferidos sem a permissão do proprietário – mesmo pelo emissor da NFT.

As NFTs podem ser negociadas em mercados abertos, como o OpenSea. Esses mercados unem compradores com vendedores, e o valor de cada token é único. Naturalmente, as NFTs são propensas a mudanças de preço em resposta à oferta e procura do mercado.

Mas como podem esses tokens ter valor? Assim como qualquer outro item valioso, o valor não é inerente ao objecto em si, mas é atribuído por pessoas que o consideram valioso. Em essência, valor é uma crença compartilhada. Realmente não importa se é dinheiro fiduciário, metais preciosos ou um veículo – esses tokens têm valor porque as pessoas acreditam que sim. É assim que todos os artigos valiosos se torna valioso; então, e porque não colecionáveis ​​digitais?

NFTs podem ser utilizadas em quê?

As NFTs podem ser utilizadas por aplicativos descentralizados (DApps) para emitir itens digitais exclusivos e cripto-colecionáveis. Esses tokens podem ser um produto colecionável, um produto de investimento ou qualquer outra coisa.

Jogos que utilizam coleccionáveis não são novidade. E como muitos jogos online já tem os seus próprios coleccionáveis, a utilização da blockchain para tokenizar ativos de jogos está a dar os primeiros passos. De fato, a utilização de NFTs pode potencialmente resolver o problema comum da posse de artigos como armas, espadas, bombas, etc. Sendo detentor do artigo, depois será mais fácil de o vender dentro do jogo ou mesmo fora a outros utilizadores. Tem enumeras possibilidades.

Enquanto os mundos virtuais estão a florescer, outra utilização interessante das NFTs é a tokenização de ativos do mundo real. Essas NFTs podem representar bens de ativos do mundo real que podem ser armazenados e negociados como tokens numa blockchain. Isso poderia introduzir alguma liquidez necessária em muitos mercados que, caso contrário, não teriam muito, como obras de arte, imóveis, artigos colecionáveis ​​raros e muito mais.

A identidade digital também é um sector que pode beneficiar das propriedades das NFTs. Armazenar dados de identificação pessoal e propriedade na blockchain aumentaria a privacidade e a integridade dos dados para muitas pessoas em todo o mundo.

Ao mesmo tempo, permitia transferências entre pessoas ou entidades com muita facilidade e sem necessidade de ter confiança com quem transacciona esses ativos, podendo reduzir a desconfiança na economia global e custos.

Alguns Projetos que utilizam NFTs e colecionáveis

Já existem muitos projetos diferentes a utilizar as NFTs como artigos colecionáveis e negociáveis. Vamos apresentar alguns dos mais populares.

Decentraland

Decentraland é um mundo descentralizado de realidade virtual, onde os jogadores podem possuir e trocar pedaços de terra virtual e outros itens NFT no jogo.

Pagina inicial do jogo Descentraland

CryptoFighters

O CryptoFighters é um jogo de acção centrado em torno de colecionáveis criptográficos, único na blockchain Ethereum. Colecione, lute e reforce os seus lutadores para ganhar a outros lutadores!

Pagina inicial do jogo CryptoFighters

My Crypto Heroes

My Crypto Heroes é um RPG (Multiplayer RPG), onde os jogadores podem aprimorar os heróis históricos através de missões e batalhas. Os heróis e artigos do jogo são emitidos como tokens na blockchain Ethereum.

Pagina inicial do jogo My Crypto Heroes

Gods Unchained

Gods Unchained é um jogo de cartas colecionável digital, em que os cartões são emitidos como NFTs no blockchain. Como cada cartão digital é único, os jogadores podem possuí-los e negociá-los com o mesmo nível de propriedade, como se fossem cartões físicos.

Pagina inicial do jogo Gods Unchained

Pensamentos finais

Os colecionáveis digitais abrem a tecnologia blockchain para caminhos totalmente novos, fora dos aplicativos financeiros convencionais. Ao representar ativos físicos no mundo digital, as NFTs têm o potencial de ser uma parte vital não apenas do ecossistema blockchain, mas da economia em geral.

Os casos de utilização são vastos e é bem provável que muitas empresas apresentem inovações novas e empolgantes para essa tecnologia promissora.

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço, ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisíveis e o desempenho do passado não é garantia para futuros ganhos. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha o seu próprio juízo de valor antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho para investimento, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos a sua exatidão, CryptoPedro isenta-se expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação, nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site, compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um ‘blog’ humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

COINBASE

LUNO

PRESEARCH

Newsletter

Market Cap

CATEGORIA

Translante

Tendências

Translate »