Connect with us

BLOCKCHAIN

Terminologia das Cripomoedas

Terminologia das Criptomoedas

Alcoins – Moedas alternativas a Bitcoin.

ATH – (All-Time-High) Mais alto de todos os tempos.

AMA – (Ask Me Anything) – Pergunte-me qualquer coisa.

BEARISH – (vendedores) Os investidores que acreditam que o preço das ações vai cair são considerados de pessimistas. Expectativa de que o preço vai diminuir.

BULLISH – (compradores) São os investidores que acreditam que o preço das ações vão aumentar com o tempo são considerados otimistas. Expectativa de que o preço vai aumentar.

BUYING THE TOP – comprar quando a moeda está no topo da sua valorização.

DAO – (Decentralized Autonomous Organization) Organização Autônoma Descentralizada. Um fundo de capital de risco dirigido por investidores construído na rede Ethereum que foi invadido em junho de 2016. O hacker roubou cerca de um terço dos fundos do DAO e levou a Ethereum a ficar endividada no mês seguinte. O DAO é frequentemente citado como um dos maiores deslizes da Ethereum até agora.

DAPP – Aplicativo descentralizado. Refere-se a um aplicativo que utiliza um contrato inteligente (smart contract) da Ethereum como código de back-end.

DCA – (Dollar Cost Averaging) Média do Custo do Dólar. Usado para reduzir a volatilidade das carteiras de mercado, distribuindo compras e vendas por um período mais extenso. Um investidor faz várias compras seguidas para poder equilibrar sua carteira. Para não ter grande discrepância nas compras efectuadas.

ESCROW – O ato de manter fundos ou ativos numa conta de terceiros para protegê-los durante uma transação assíncrona.

FAUCET –  É um sistema de recompensa para criptomoedas, através de um site ou aplicativo, que recompensa na forma de um satoshi (que é um centésimo de um milionésimo de BTC), os utilizadores que reivindicarem ou em troca de completar um captcha ou tarefa(s) conforme descrito pelos projectos.

FOMO – (Fear Of Missing Out) Medo de não entrar no investimento. A sensação avassaladora de que precisa comprar quando o preço de alguma cripto começa a subir rapidamente.

FIAT – Moeda emitida por um governo, como por exemplo o dólar dos EUA.

FUD – (Fear uncertainty and Doubt ) Medo, Incerteza e Dúvida. Negatividade infundada propagada intencionalmente por alguém que quer que o preço de alguma cripto caia.

FUDster – Alguém que está a espalhar o FUD.

GAS – Uma medida de quanto processamento é exigido por uma rede para processar uma transação. Transações simples, como o envio de moedas para outro endereço , normalmente não exigem muito gás. Transações mais complexas, como a implantação de um contrato inteligente, exigem mais gás.

GWEI – Outra denominação para Ether. Os preços do gás são frequentemente medidos em Gwei. 1 Ether = 1000000000 Gwei. (109).

HARD FORK – São típicos no mundo das criptomoedas, e este termo refere-se à alteração da estrutura de blocos subjacente da uma criptomoeda. Criando outra moeda mas com melhoramentos que podem ser como por exemplo a velocidade de processamento mais rápida em comparação a moeda copiada.

HASH – O hash é um termo para o processo matemático que transforma uma quantidade variável de dados e produz uma saída de duração mais curta. Os hashes são números grandes e geralmente são gravados como hexadecimais.

HODL – Foi alguém que estava bêbado num fórum da bitcoin e fez um post com este erro de ortografia no lugar de “hold” (manter) escreveu hodl. Acabando em meme.

ICO – (initial Coin Offering) Oferta inicial de moeda, um pouco semelhante a uma Oferta Pública Inicial (IPO) no mercado de ações. Um ICO é usado para arrecadar dinheiro para um novo projeto de criptomoeda, oferecendo uma quantidade definida de moedas para o investidor. Esta oferta inicial de moedas está disponível a um preço base, após o qual o preço irá flutuar com base na oferta e demanda.

KYC – (Know your customer) – Conheça seu cliente. É o processo de verificar a identidade de uma pessoa e avaliar os riscos potenciais de intenções ilegais para o relacionamento comercial.

LAMBO – O que todos vamos comprar quando formos ricos com as criptomoedas.

MARKET CAP – A capitalização de mercado é uma maneira de classificar o tamanho relativo de uma criptomoeda. É calculado multiplicando o Preço pelo Fornecimento disponível de moedas no mercado (Market Cap = Price X Circulating Supply).

MINING – O ato de gerar novas moedas (bitcoins) resolvendo problemas criptográficos utilizando computadores com grande capacidade de processamento.

NODE – Um nó é um computador numa rede que possui uma cópia do blockchain, que é, em essência, a base da tecnologia, permitindo que funcione e sobreviva. Os nós são distribuídos por uma rede ampla e executam várias tarefas.

POS – (Proof-of-stake) Uma alternativa à prova de trabalho, em que sua participação é na forma de “voto” para gerar consenso na rede para calcular o valor da moeda e evitar grandes gastos em eletricidade e tornar a rede mais eficaz.

POW – (Proof-of-Work) Prova de trabalho. O algoritmo de consenso utilizado pelos mineiros que executam cálculos antes dos blocos serem aceites na rede blockchain de cada criptomoeda para serem recompensados em moedas.

PUMP and DUMP – Uma altcoin recebe de uma vez um grande e rápido aumento de preços, e depois, claro, seguido por um enorme crash.

ROI – (Return on Investment) Retorno sobre o investimento. A percentagem de quanto dinheiro foi ganho em comparação com um investimento inicial. (ou seja, 100% de ROI significa que alguém duplicou o dinheiro).

SHARDING – Uma solução em escala para blockchains. Normalmente, todos os nós de uma rede blockchain guardam uma cópia completa do blockchain. O sharding é um método que permite que os nós tenham cópias parciais do blockchain completo para aumentar o desempenho geral da rede e as velocidades de consenso.

SHITCOIN – Criptomoeda que não presta. Existe varias maneiras de descobrir se a moeda é boa ou náo para investir: Se a equipe prometer coisas que não podem cumprir, se diz que está garantido grandes retornos, se a equipe é anônima pode querer dizer alguma coisa (em alguns casos não), nenhum plano de negócios, ou produto desenvolvido, apresentar ideias com grandes objectivos e praticamente impossível de conseguir.

SHORTING – Vender uma criptomoeda na esperança de comprá-la a um preço mais baixo num momento posterior para obter lucro.

STABLE COIN – Uma Stable Coin(moeda estável) é uma criptomoeda que possui um valor estável. A moeda é “atrelada” a outro ativo estável, como o dólar americano, euro ou ouro, por exemplo. Ao contrário dos tradicionais ativos estáveis, uma criptomoeda estável é global e não está vinculada a um banco central.

TOKEN – Tem varias definições, pode referir-se à “moeda” de valor (como Bitcoin), tokens de segurança (string de números criptografados) ou tokens de utilidades (que tem valor na utilidade não apenas trocam valor).

TO THE MOON – (Até a Lua) É quando uma comunidade de apoiantes de uma determinada moeda acredita que essa moeda vai tornar os investidores milionários.

VOLATILITY – A medição dos movimentos ascendentes de descendentes de preços ao longo do tempo de uma moeda negociada.

WEI – A menor denominação para Ether. 1 Ether = 1000000000000000000 Wei (1018)

WHALE – Alguém que possui quantidades absurdas de criptomoedas

BLOCKCHAIN

Suíça vai utilizar Blockchain para proteger as credenciais académicas

Suíça vai utilizar Blockchain para proteger as credenciais académicas da fraude

O Centro de Financiamento Inovador (CIF) da Faculdade de Negócios e Economia da “Universidade de Basel” associou-se à premiada Swiss Fintech Start-Up, da Proxeus.
Parceria surgiu para criar certificados de conclusão de estudos baseados e registados em contratos inteligentes da Ethereum.

A CIF é a primeira instituição na Suíça a utilizar a tecnologia Blockchain para garantir que os certificados estejam protegidos contra fraude.

A solução desenvolvida por esta parceria é simplista e elegante. Duas ferramentas foram criadas – uma para CIF, que será utilizada para criar o certificado e registá-lo no Blockchain com seu valor de hash criptográfico exclusivo.

A segunda ferramenta estará publicamente disponível, permitindo qualquer pessoa verificar se o seu documento electrónico foi emitido pela universidade, e que o conteúdo é preciso.

Este primeiro protótipo será utilizado para criar certificados de conclusão de curso com o Blockchain do CIF, mas o director administrativo da CIF, Dr. Fabian Schär, acredita que é apenas um primeiro passo para assegurar credenciais académicas.

O processo baseado em blockchain tem o potencial de ganhos massivos de eficiência. Actualmente, os potenciais empregadores e partes interessadas devem contactar directamente a universidade e solicitar uma validação, que não pode ser fornecida sem o consentimento do aluno.

“Documentos fraudulentos são um problema na academia, assim como em qualquer campo”, ele disse. “Assegurando credenciais no Blockchain, nós conseguimos fornecer uma camada extra de segurança para graduados e potenciais empregadores.

Essas credenciais não podem ser falsificadas e podem ser facilmente verificadas on-line. Irá introduzir um novo paradigma de segurança e oferecer valor para todas as partes – os empregadores não perdem tempo na verificação de credenciais, os graduados têm uma vantagem e as próprias instituições reduzem o risco da perda reputação e uma carga administrativa significativa”.

O protótipo é baseado na muito flexível tecnologia Proxeus. “Estamos particularmente orgulhosos neste projecto ”, disse o co-fundador Antoine Verdon. “Proxeus foi pretendido desde o início por ser fácil de utilizar, eficiente e independente de blockchain. Em menos de um mês, implantamos dois protótipos em funcionamento em dois blockchains diferentes – e este levou menos de uma semana para levar do conceito à conclusão. ”

Conclusão

Este novo método simplesmente elimina a possibilidade de fraude na manipulação de cursos. Além disso, as credenciais não podem ser falsificadas e a verificação completa leva apenas alguns minutos on-line, fornecendo maior confiança entre as partes interessadas. Os empregadores e os alunos.

Toda a informação na press-release da própria universidade Basel.

 

 

Continue Reading

BLOCKCHAIN

Facebook cria unidade de pesquisa blockchain

David Marcus, chefe na plataforma Messenger do Facebook, vai liderar um novo grupo focado na tecnologia blockchain.

Marcus vai deixar o Messenger para assumir uma nova equipa dedicada a explorar a tecnologia blockchain, de acordo com várias fontes familiarizadas com o assunto. A equipa será pequena nesta parte inicial, com menos de uma dúzia de pessoas, mas incluirá alguns executivos-chave do Instagram que estão se vão juntar a Marcus: o vice-presidente de engenharia do Instagram, James Everingham, e o vice-presidente de produtos do Instagram, Kevin Weil.

Marcus comentou:

“Depois de quase quatro anos inacreditavelmente gratificantes a frente do projecto Messenger, decidi que era hora de assumir um novo desafio. Estou a juntar um pequeno grupo para explorar a melhor forma de alavancar o blockchain no Facebook, começando do zero”, escreveu Marcus. num post na sua página no Facebook na terça-feira.

 

Embora permaneça desconhecido neste momento o que vai ser desenvolvido, a notícia marca um notável movimento da gigante das redes sociais no mundo da blockchain.

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, disse no início de Janeiro que a empresa pensa em investigar as criptomoedas e “como melhor utilizá-las em nossos serviços”.

A tecnologia Blockchain serve como base técnica para todas as criptomoedas – como o bitcoin. A decisão do Facebook de pesquisar sobre a tecnologia blockchain certamente adicionará alguma legitimidade (se é que necessita) à indústria das criptomoedas. Isso não significa que o Facebook vai criar a própria criptomoeda, mas há muitas maneiras de utilizar a tecnologia blockchain, como por exemplo armazenamento de dados criptografados. Marcus tem um interesse pessoal em criptomoedas, quando se juntou a Coinbase em dezembro.

Blockchain é um registo digital em cadeia de blocos que as inserções feitas na rede são registadas cronologicamente e publicamente com a função de criar um registo global para todas as transações que ocorrem em um determinado livro de notas. Como o nome indica, um blockchain é uma cadeia de blocos que contém informações.

Bitcoin foi a primeira a utilizar a tecnologia blockchain.

Continue Reading

BLOCKCHAIN

Oracle uma das maiores empresas de software oferece produtos blockchain

Oracle a segunda maior empresa de software do mundo vai lançar publicamente a sua plataforma blockchain

Acredita-se que a multinacional com sede na Califórnia irá lançar a plataforma blockchain este mês, e com aplicativos baseados em tecnologia de contabilidade distribuída (distributed ledger technology (DLT)) para seguir em junho, afirmou a fonte da notícia, citando o presidente de desenvolvimento de produtos da Oracle, Thomas Kurian.

A empresa está a trabalhar com o Banco de Chile para registar transações interbancárias num hyperledger. A Oracle também tem trabalhado com o governo da Nigéria, que está supostamente a pensar em utilizar a tecnologia blockchain para documentar os direitos aduaneiros e de importação. De acordo com a Bloomberg, os produtos da Oracle também serão lançados para empresas farmacêuticas para o gerenciamento de fornecimento de medicamentos.

A tecnologia Blockchain recentemente tem visto a adoção bem-sucedida nos principais sectores. No final de abril, o banco espanhol BBVA tornou-se o primeiro banco global a emitir um empréstimo na plataforma blockchain. De acordo com o banco, a utilização da tecnologia blockchain reduz o tempo necessário para completar o processo de empréstimo de 75 milhões de euros, de “dias para horas”.

Em meados de abril, a gigante electronica sul-coreana Samsung revelou que vai utilizar a plataforma blockchain para gerir sua vasta rede de distribuição global. O vice-presidente e chefe da Blockchain Song Kwang-woo, da Samsung SDS Co., subsidiária de logística e TI do grupo. O sistema poderia reduzir os custos de envio em 20%, segundo a SDS.

Frank Xiong, vice-presidente do grupo Blockchain Cloud Service da Oracle, disse no lançamento inicial que a empresa pretende atrair empresas grandes e pequenas, com preços baseados no volume de transações.

Ele comentou:

“A plataforma blockchain dará aos clientes uma plataforma para estender seus serviços além de seu pacote corporativo, o que significa que eles podem estendê-los para fora de seus parceiros de negócios, beneficiar os clientes e assim por diante.”

 

Este anuncio vem depois que outras grandes empresas lançarem produtos similares, tais como, Microsoft e IBM. A China também viu uma série de empresas a lançar produtos com a tecnologia blockchain como já referido uma delas, mas existem mais como a JD.com, Baidu e Huawei.

O que e Blockchain?

Blockchain é um registo digital em cadeia de blocos que as inserções feitas na rede são registadas cronologicamente e publicamente com a função de criar um registo global para todas as transações que ocorrem em um determinado livro de notas. Como o nome indica, um blockchain é uma cadeia de blocos que contém informações.

Esta técnica foi originalmente descrita em 1991 por um grupo de pesquisadores e foi destinada para registo digital de documentos para que não seja possível retroceder ou manipula-los.
No entanto blockchain quase não foi utilizado até que fosse adaptado por Satoshi Nakamoto em 2009 para criar a moeda digital criptográfica Bitcoin.
Uma cadeia de blocos é um livro de notas distribuído que é completamente aberto a qualquer pessoa com uma propriedade importante: uma vez que os dados são gravados dentro de uma cadeia de blocos, torna-se muito difícil alterar, ou praticamente impossível porque é utilizado um sistema de descentralização do controlo da rede.

 

 

Continue Reading

Newsletter

CATEGORIA

Market Cap

bitcoin

Bitcoin (BTC)

$ 11,028.00
ethereum

Ethereum (ETH)

$ 310.86
ripple

XRP (XRP)

$ 0.470273
bitcoin-cash

Bitcoin Cash (BCH)

$ 475.39
litecoin

Litecoin (LTC)

$ 135.76
eos

EOS (EOS)

$ 7.22
binancecoin

Binance Coin (BNB)

$ 37.47
bitcoin-cash-sv

Bitcoin SV (BSV)

$ 235.62
tether

Tether (USDT)

$ 1.00
cardano

Cardano (ADA)

$ 0.097357
tron

TRON (TRX)

$ 0.038310
stellar

Stellar (XLM)

$ 0.127916
monero

Monero (XMR)

$ 117.51
dash

Dash (DASH)

$ 176.03
iota

IOTA (MIOTA)

$ 0.457684
neo

NEO (NEO)

$ 17.90
ontology

Ontology (ONT)

$ 1.60
ethereum-classic

Ethereum Classic (ETC)

$ 9.29
tezos

Tezos (XTZ)

$ 1.16
nem

NEM (XEM)

$ 0.091562
zcash

Zcash (ZEC)

$ 109.01
maker

Maker (MKR)

$ 730.89
bitcoin-gold

Bitcoin Gold (BTG)

$ 30.36
okb

OKB (OKB)

$ 1.66
basic-attention-token

Basic Attention Token (BAT)

$ 0.326592
dogecoin

Dogecoin (DOGE)

$ 0.003390
qtum

Qtum (QTUM)

$ 4.18
vechain

VeChain (VET)

$ 0.007071
usd-coin

USD Coin (USDC)

$ 1.00
omisego

OmiseGO (OMG)

$ 2.36
waves

Waves (WAVES)

$ 2.36
true-usd

TrueUSD (TUSD)

$ 1.00
0x

0x (ZRX)

$ 0.339091

Translante

Tendências

Translate »