Connect with us

Carteiras

Utilize este guia para aprender sobre carteiras para criptomoedas, como funcionam e descubra quais os diferentes tipos de carteiras existentes no mercado.

Existem várias opções de carteiras no mercado, depois de ler este guia, veja a nossa analise de algumas aqui -»

Carteiras

Para Criptomoedas servem para armazenar, enviar, receber e ainda consultar saldo das moedas que possui. Uma carteira tem uma chave pública e uma chave privada.

  • Chave pública – Este é o endereço da carteira. É semelhante ao seu número de conta bancária.
  • Chave privada – É como se fosse o seu número PIN para aceder a sua conta bancária.

Existem vários tipos de carteiras que fornecem diferentes maneiras de armazenar e aceder as suas moedas digitais. As carteiras podem ser divididas em três categorias distintas: software, hardware e papel. As carteiras de software podem ser de Desktop, Telefone ou Online.

  • Desktop: carteiras são instaladas num PC ou Portatil. Elas só são acessíveis a partir do computador onde foi efectuado o download. As carteiras de desktop oferecem um dos mais altos níveis de segurança, no entanto, se o seu computador for infectado, hackeado ou apanhar um vírus, existe a possibilidade de perder todas as suas moedas.
  • Online: carteiras são executadas na nuvem e são acessíveis a partir de qualquer dispositivo electrónico e basta ter uma ligação a internet. Embora sejam mais fáceis de aceder, as carteiras online armazenam suas chaves privadas online e são controladas por terceiros, o que as tornam vulneráveis a ataques e roubo de hackers.
  • Telefone: carteiras executadas num aplicativo no seu telefone são úteis porque podem ser usadas em qualquer lugar, são óptimas porque pode efectuar varias operações inclusive pagamentos em lojas. As carteiras de telemóvel geralmente ocupam muito menos espaço do que as carteiras de desktop devido ao espaço limitado disponível no telemóvel.
  • Hardware: ccarteiras de hardware diferem das carteiras de software, na medida em que armazenam as chaves privadas do utilizador num dispositivo de hardware como entrada USB. Embora as carteiras de hardware façam transações on-line, elas são armazenadas offline, o que oferece maior segurança. As carteiras de hardware podem ser compatíveis com várias interfaces da web e podem suportar diferentes moedas; só depende do tipo de moeda que adquiriu. Além disso, fazer uma transação é fácil. Os utilizadores simplesmente ligam seu dispositivo a qualquer computador ou dispositivo com usb e com acesso a internet, digitam o seu código de acesso, e já estão prontos para envie, receber moedas e efectuar a confirmação da transacção. As carteiras de hardware possibilitam efectuar transações com muita facilidade, ao mesmo tempo em que mantêm as suas moedas seguras. A única desvantagem é manter o dispositivo seguro. Para caso tentarem roubar ou perder.
  • Papel: as carteiras são fáceis de usar e fornecem um nível de segurança muito alto. A carteira de papel é simplesmente uma cópia física impressa das suas chaves públicas e privadas. Usar uma carteira de papel é relativamente fácil. A transferência de Bitcoin ou qualquer outra moeda para sua carteira de papel é realizada através de uma carteira de software para a impressora. Elas são muito seguras, mas também são as carteiras mais complexas para utilizar. Normalmente, elas são utilizadas pelos utilizadores mais avançados que querem ter o mais alto nível de segurança possível e fazem investimentos a longo prazo.

As carteiras para Criptomoedas são seguras?

As carteiras são seguras, mas tem diferentes níveis de segurança. O nível de segurança depende do tipo de carteira que utiliza (desktop, online, telefone, hardware ou papel) e o operador de internet. Um servidor web é intrinsecamente mais arriscado para guardar suas moedas comparado ao método offline.

Carteiras online podem expor os utilizadores a possíveis vulnerabilidades na plataforma de carteiras que podem ser exploradas por hackers para roubar suas moedas. As carteiras off-line, por outro lado, não podem ser pirateadas porque simplesmente não estão conectadas a internet e não confiam em terceiros para ter segurança.

Embora as carteiras on-line tenham provado ser as mais vulneráveis e propensas a ataques de pirataria, precauções de segurança diligentes precisam ser implementadas e seguidas ao utilizar qualquer carteira. Lembre-se que não importa qual carteira que utiliza, perder suas chaves privadas o levará a perder seu dinheiro.

Da mesma forma, se sua carteira for pirateada, ou você envia dinheiro para um golpista, não há como recuperar a moedas perdidas ou reverter a transação. Deve tomar todas as precauções e ter muito cuidado nas suas transacções!

  • Faça backup da sua carteira. Armazene apenas pequenas quantidades de moeda para uso diário on-line, no seu computador ou telefone, mantendo a grande maioria das suas moedas num ambiente de alta segurança. Neste momento uma das melhores opções de armazenamento é o backup offline como a Ledger Nano, Trezorpapel ou USB protegem-no contra falhas no computador e permitem que recupere sua carteira se ela for perdida ou roubada. No entanto, não o protegem contra hackers. A realidade é que, se optar por usar uma carteira online, há riscos inerentes que nem sempre podem ser protegidos.
  • Atualizar o software. Mantenha o software atualizado para que tenha sempre o seu dispositivo com a melhor segurança possível. Deve atualizar regularmente não apenas seu software de carteira, mas também o software do seu computador ou telefone.
  • Adicionar camadas extra de segurança. Quanto mais camadas de segurança, melhor. Definir senhas longas e complexas para garantir a retirada de moedas em segurança. Use carteiras com uma boa reputação e forneça camadas de segurança adicionais, como autenticação de dois factores e requisitos adicionais de código PIN sempre que um aplicativo de carteira for aberto. Também pode considerar uma carteira que oferece transacções multisig como Armory ou Copay. Uma carteira multisig ou multi-assinatura requer a permissão de outro usuário ou usuários antes que uma transação possa ser efectuada.

Existem taxas de transação?

Não há uma resposta simples a esta pergunta.

No geral, as taxas de transação são uma pequena fração das taxas bancárias tradicionais. Às vezes, as taxas precisam ser pagas por certos tipos de transações aos mineiros (Proof-of-work) da rede como uma taxa de processamento, noutros casos algumas transações não têm nenhuma taxa. Também é possível definir por si a taxa a pagar. Como referencia, o tamanho médio da transação de 226 bytes resulta numa taxa de 18.080 “satoshis” [1] ou em US $ 0.12.

Em alguns casos, se optar por definir uma taxa baixa, sua transação pode ter baixa prioridade, e pode ter que esperar horas ou mesmo dias para que a transação seja confirmada. Se precisa de sua transação concluída e confirmada prontamente, então talvez seja necessário aumentar o valor que está disposto a pagar. Seja qual for a carteira que está a utilizar, as taxas de transação não são algo que deve se preocupar. Está a pagar taxas de transação minimas. mas como foi dito, pode escolher pagar ou não pagar nenhuma taxa é sempre uma opção sua.

As carteiras de criptomoedas são anônimas?

Mais ou menos, mas não realmente. Carteiras são pseudônimos. Enquanto as carteiras não estão vinculadas à identidade real de um utilizador, todas as transações são armazenadas publicamente e permanentemente no bloco. Seu nome ou morada pessoal não estará lá, mas dados como a chave da carteira podem ser investigados/seguidos e sua identidade revelada, de diferentes maneiras.

Embora haja esforços em andamento para tornar o anonimato e a privacidade mais fáceis de alcançar, existem desvantagens evidentes para o anonimato completo. Confira o projeto DarkWallet que procura reforçar a privacidade e o anonimato através de endereços secretos e mix de moedas.

Qual a melhor carteira para Criptomoedas ?

Existe uma lista de opções cada vez maior. Antes de escolher uma carteira, deve, no entanto, considerar como pretende usá-la.

  • Precisa de uma carteira para compras diárias ou apenas comprar e manter a moeda digital como investimento?
  • Planeia utilizar várias moedas ou só uma?
  • Precisa de utilizar a sua carteira digital de qualquer lugar ou apenas de casa?
  • Perca algum tempo a avaliar seus requisitos e escolha a carteira mas adequada as suas necessidades.

Existem várias opções de carteiras no mercado, veja a nossa analise de algumas aqui -»

[1] – satoshis – É atualmente a unidade mais pequena da moeda bitcoin registrada no blockchain, por exemplo 0,00000001 

Translate »