Connect with us

O que é Bitcoin

O que é Bitcoin?

Bitcoin é considerada a primeira moeda digital mundial descentralizada.

É uma rede descentralizada de pagamentos peer-to-peer (pessoa para pessoa) que é alimentada por seus utilizadores sem uma autoridade central ou intermediários a controlar. Permite enviar moeda digital pela internet.

Bitcoin foi criado em 2009. Foi desenvolvida por uma pessoa ou grupo conhecido pelo nome, Satoshi Nakamoto. Mas até a data não se sabe quem é. Um pouco de História caso queira saber mais.

Bitcoin é único porque não depende do governo / bancos para criar dinheiro. Além disso, as transações ocorrem diretamente entre pessoas pseudônimas (seus nomes reais não são conhecidos), o que significa que não há bancos ou intermediários.

Cada transacção é registada num “registo digital” mantido por muitas pessoas ( mineiros ) em todo o mundo na plataforma revolucionaria conhecido como Blockchain. E como há tantas cópias a ser mantidas simultaneamente, os dados são muito seguros e virtualmente impossíveis de manipular.

Comparada a outras alternativas bitcoins tem inúmeras vantagens.

  • Podem ser transferidas de uma pessoa para outra via Internet.
  • Não tem que passar por um banco ou intermediário.
  • As taxas são muito menores. É possível utilizar em qualquer país.
  • Sua conta não pode ser congelada.
  • Não existem pré-requisitos ou limites arbitrários.
  • Ao contrario do dinheiro fiduciário (Euro, Dólar, etc.) não pode ser criado a partir do nada.

– Como funciona?

Existem várias app (aplicações) para comprar Bitcoin, onde pode trocar Bitcoin por dólares, euros ou outras moedas. Depois de comprar Bitcoin deve guardar numa carteira. Existe vários tipos de carteiras digitais; carteira de hardware, desktop, dispositivo móvel ou papel.
Enviar Bitcoins é tão simples como enviar um e-mail e pode comprar qualquer coisa com suas bitcoins em segundos.

A rede Bitcoin é protegida por indivíduos chamados “mineiros”. O mineiro é recompensado com bitcoins recém gerados por verificar e auditar essas transacções a cada 10 minutos.
Após a verificação da transação, a mesma é gravada no “Blockchain“, o registo público onde todos podem ter acesso e verificar todas as transacções.

Bitcoin oferece uma plataforma nova e inovadora. O software é completamente livre e aberto. Qualquer pessoa pode rever seu código. Bitcoin está a mudar as finanças mundialmente assim como a internet mudou a publicação da informação.
Todos têm acesso a um mercado global, ao utilizar Bitcoin, também é uma maneira interessante para reduzir custos operacionais. Não custa nada para começar a aceitá-las, e é fácil de instalar, não há cancelamentos e com custos muito inferiores ao sistema bancário.

Bitcoin é seguro?

A tecnologia Bitcoin – o protocolo e a criptografia associada – tem um histórico de segurança forte e a rede Bitcoin é provavelmente o maior projeto informático do mundo. A vulnerabilidade mais comum da Bitcoin está em erro dos utilizadores. Os dados que estão na carteira Bitcoin e que armazenam a chave privada necessária podem ser apagados, perdidos ou roubados acidentalmente.

Isso é bastante semelhante ao dinheiro físico armazenado numa forma digital. Felizmente, os utilizadores podem utilizar práticas de segurança sólidas para proteger seu dinheiro ou utilizar plataformas de serviços que oferecem bons níveis de segurança e seguro contra roubo ou perda.

Para entender melhor Bitcoin, leia os seguintes tópicos:

Aviso Legal:

Esta informação não deve ser interpretada como um endosso de criptomoedas ou qualquer serviço ou oferta específica. Não é uma recomendação para negociar. Criptomoedas são especulativas, complexas e envolvem riscos significativos – são altamente voláteis e sensíveis. Investimentos são imprevisível e o desempenho do passado não é garantia para investimentos futuro. Considere fazer as suas próprias pesquisas e obtenha seu próprio conselho antes de confiar nessa informação.

Isto não é conselho financeiro, CryptoPedro não é consultor financeiro. São simplesmente as próprias opiniões, como tal, isto não deve ser tratado como conselho financeiro, de negociação ou de investimento.

As informações contidas neste texto foram obtidas de fontes consideradas confiáveis, mas não garantimos sua exatidão, isentamo-nos expressamente de qualquer responsabilidade. Nem a informação nem quaisquer opiniões expressas constituem uma solicitação de compra ou venda de contratos. As informações contidas neste site compiladas pelo CryptoPedro são apenas para propósitos gerais. Todas as informações e dados aqui contidos são fornecidos como estão. O site CryptoPedro não assume responsabilidade por quaisquer erros ou omissões. É  responsável pela utilização dos dados aqui exclusivamente por sua conta e risco. Todos os dados e informações aqui contidos não se destinam a fins comerciais ou para aconselhamento comercial.

CryptoPedro não é consultor financeiro e isto não conselhos financeiros. CryptoPedro é apenas um blog humilde com uma grande paixão pelo mercado das criptomoedas.

Translate »